domingo, 6 de outubro de 2013

CIDADANIA - BULLYING

Este ano temos uma nova disciplina em sala de aula, com a duração de uma hora semanal: oferta complementar.
O nosso agrupamento, tendo em conta as características da comunidade educativa, escolheu trabalhar a CIDADANIA, abrangendo diferentes temáticas com impacto verdadeiro nas nossas crianças.

A nossa turma tem aproveitado para trabalhar temas com significado e que surgem de necessidades do grande grupo.
Já falámos na segurança (depois mostramos) e esta semana abordámos o "bullying".

Para começar, estivemos a fazer uma "Chuva de Ideiais" sobre o tema, as quais foram surgindo também enquanto víamos o seguinte conjunto de imagens relacionado com o assunto:

 
Depois de enchermos o quadro com palavras, decidi fazer com a turma uma experiência que foi feita no Brasil por uma professora e que chegou até mim por mail.
Entreguei a cada aluno uma folha de papel e pedi que a tratassem mal, podendo amachucar, pisar ou fazer outras maldades, desde que não a rasgassem, de forma a descarregarem nela as suas zangas e contrariedades.
Eles assim fizeram... 
A maioria não rasgou, mas aproveitou bem a oportunidade e, no final, quando lhes pedi que as endireitassem o melhor com conseguiam, reparei que não gostaram do aspeto com que a folha ficou.
Falámos que aquela folha representava uma criança vítima de bullying e da forma como os "ataques" a tinham deixado marcada para sempre.
No fim, usaram a mesma folha para registar as palavras da chuva de ideias e penso que ficaram a pensar no assunto, pois o cuidado com que trataram aquela folha já não foi o mesmo.


 
 
 

Por agora, todas as folhas mal tratatadas estão afixadas na parede da sala, para que nos lembremos sempre que chamar nomes, bater, ofender, magoar... em nada resolve os nossos problemas, mas deixa marcas nos outros para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião!