domingo, 13 de outubro de 2013

EXPERIÊNCIAS SOBRE O CÁLCIO E UM NOVO AMIGO NA SALA

Os reguilas estão mesmo a gostar de aprender os ossos e isso dá uma satisfação imensa.
Talvez devêssemos "andar" um pouquinho mais depressa, mas o tempo para Estudo do Meio já é tão pouco que não queria transformá-lo em momentos de "quase nada" em que se enchem crianças com ensinamentos à pressa. (É um desabafo, desculpem lá!)

Uma das atividades relacionadas com o tema que mais agradou à turma foi a experiência realizada em grupo, durante a qual ainda tiveram o prazer de conhecer o nosso aluno da sala: um esqueleto maravilhoso para estudar.

Os grupos tentaram descobrir a resposta às seguintes questões:

"Consegues dobrar um osso?"
"A casca do ovo tem cálcio?"

E como aspirantes a cientistas, em grupos de 4 lá estiveram a realizar a experiência (2 em 1), registando as suas hipóteses nos protocolos experimentais criados por eles e fazendo observações regulares, para registar as alterações nos ovos e ossos que cobriram de vinagre.





No final, todos verificámos que, com a ação do vinagre, a casca do ovo tinha desaparecido e que os ossos ficaram mais moles e flexíveis.



"Explicação dos factos observados:
Quando mergulhas o ovo no vinagre, começam a formar-se bolhinhas de gás à volta do ovo – esse gás é o dióxido de carbono. A casca do ovo vai ficando mais fina e passados alguns dias ela desaparece totalmente. No entanto, o ovo não se espalha no frasco porque o ovo tem uma outra armadura (...) que (...) é resistente aos ácidos.
A casca do ovo assim como o osso de galinha têm (...) cálcio que os tornam duros. O vinagre reage com o cálcio, formando dióxido de carbono e os resíduos de cálcio ficam à superfície do vinagre. A casca do ovo (...) e o osso desaparecem porque são gastos nesta reação.
(...)
Com esta experiência aprendemos que substâncias ácidas gastam os ossos/esqueletos e por isso temos de ter cuidado com a nossa alimentação para que os nossos ossos sejam fortes, resistentes e com muitas reservas de cálcio para que mais tarde não venham a partir com facilidade. (...)"

In http://pequenoscientistassanjoanenses.wordpress.com/2009/11/10/esqueletos-em-vinagre/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião!