quarta-feira, 16 de novembro de 2011

AÇÃO SOBRE A COMPOSTAGEM

No passado dia 3 de novembro, recebemos na nossa sala a visita da Mara e da engenheira Raquel, da Câmara Municipal da Moita, responsáveis pela dinamização do projeto da Horta Biológica, que vieram partilhar connosco alguns conhecimentos sobre a compostagem.

A Raquel falou-nos sobre o que era a compostagem, qual a sua importância e utilidade para a nossa horta. Mostrou-nos os "bichinhos" que ajudam a transformar as cascas de frutos e vegetais em terra fértil para a agricultura e os reguilas puderam segurar em algumas minhocas.

Os alunos foram mostrando também os seus conhecimentos e recordaram quais as condições necessárias ao crescimento das plantas.

Depois, fomos até à horta, onde deitámos os lixos orgânicos trazidos de casa (folhas secas e cascas) no compostor e aprendemos como controlar a quantidade de ar e de água lá existente.

No fim, construímos um mini-compostor para a nossa sala de aula, usando um garrafão e materiais semelhantes ao do compostor da escola.

Todos percebemos que, para ajudar os pequenos bichinhos a produzir boa terra para as plantas, teremos de manter o compostor com as condiçõe ideais de:
- Água
- Alimento (folhas secas e cascas de fruta e legumes)
- Ar (oxigénio) - que retiram das folhas secas



Agora é continuar a cuidar dos nossos compostores, ir controlando as condições dos dois e continuar a trazer os produtos para lá colocar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião!