domingo, 9 de outubro de 2011

A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

Na segunda e terça-feira, os nossos reguilas estiveram muito interessados na História de Portugal, mais concretamente no que aconteceu aos nossos últimos reis.
Tudo começou na segunda de manhã com a pergunta simples e clara:


"Oh professora, porque é que é feriado na quarta-feira?"


As crianças tinha razão! Era preciso explicar. Não estava para já nos planos, mas o interesse estava lançado e era preciso aproveitar e começámos logo por conhecer D. Carlos, uma personagem que, ilustrada no quadro a preceito pela professora, logo interessou os reguilas.

E como gostaram dele, deixo-vos aqui (é só clicar) uma surpresa!!!


De D. carlos, passámos ao regicídio, falámos dos republicados e dos monarquicos, retomámos ao reinado de D. Manuel II, à revolução do dia 5 de Outubro, à Implantação da República... e parámos nos nossos símbolos; a Bandeira, o Hino e a Moeda (Escudo).


Tudo isto em 2 dias animados e barulhentos, mas cheios de aprendizagens que, espero, fiquem na memória de 22 crianças curiosas que mostraram interesse por conhecer um pouco da história de todos nós.


E o momento alto e trágico teve mesmo direito a ilustrações fantásticas:





NOTA: Aconselho os pais que puderem a visitar o Museu dos Coches, em Belém (Lisboa), onde está em exposição a carruagem onde seguia D. Carlos e a família real quando foi assassinado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião!