terça-feira, 23 de outubro de 2012

A VISITA DO SR. MARCOLINO

Hoje recebemos na escola a visita do sr. Marcolino, que foi fragateiro e tem um vasto espólio de fotografias e quadros pintados por si sobre a vida nos anos 40, 50 e 60.
Na BE/CRE, os reguilas juntaram-se a esta figura pública do nosso concelho, que começou por mostrar-nos um pequeno vídeo, excerto do filme "Cinema Paraíso", que mostrava bem como era a escola no tempo dos seus avós:


 

Depois, enquanto foi partilhando connosco as experiências daquela época, falando sobre a vida das crianças (a escola, os brinquedos, os tempos livres, os trabalhos, as roupas, as condições...), foi mostrando fotografias antigas e algumas das suas pinturas, todas elas bastante ilustrativas da conversa.
Foi possível voltarmos atrás no tempo e perceber como tudo era tão diferente dos dias de hoje.

O sr. Marcolino falou-nos ainda um pouco sobre a vida dos fragateiros e da importância dos barcos numa época em que ainda não tinham sido construídas as pontes sobre o rio Tejo nem as estradas estavam desenvolvidas, pelo que o transporte de mercadorias entre o concelho e a capital era feito por barco.

No final, os alunos viram e tocaram em alguns objetos escolares e brinquedos do tempo dos avós.

 

2 comentários:

  1. Os Reguilas parecem muito interessados! Mais uma atividade fantástica, na qual o meu filhote teve oportunidade de participar.

    ResponderEliminar
  2. O Passado também consegue satisfazer a curiosidade de pequenitos e graúdos...
    Assim se vai fazendo História.
    Parabéns aos Reguilas pelo interesse demonstrado.
    Alzira

    ResponderEliminar

Deixe-nos a sua opinião!