quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

OS ASTROS E A VISITA AO PLANETÁRIO

Chovia a cântaros, mas a alegria e a motivação dos reguilas era notória a quilómetros de distância.
Às nove horas estavam prontíssimos e cheios de coragem para enfrentar o mau tempo.
A viagem de autocarro foi atribulada e provocou algumas más-disposições, mas a chegada ao Planetário Calouste Gulbenkian foi incrível, já a fazer prever a forma como se iam comportar dentro do edifício. Mais uma vez provaram saber-estar nestas visitas e como vale a pena organizá-las para eles.

Obrigada aos papás por terem contribuído para a visita e terem permitido que as crianças participassem, apesar das condições atmosféricas.

Aqui vos deixo o texto coletivo feito a partir do que aprenderam e as suas magníficas ilustrações.



OS ASTROS
No céu podemos ver estrelas e planetas, que são astros. Também existem cometas, satélites e meteoritos.
As estrelas são astros com luz própria. O Sol é a principal do Sistema Solar.
Um conjunto de estrelas chama-se constelação. Existem muitas constelações no céu e formam símbolos e imagens, como por exemplo os 12 signos.
A estrela polar indica-nos o norte e podemos orientar-nos por ela, como se fosse uma bússola. Ela encontra-se na cauda da Ursa Menor.
No Sistema Solar existem 8 planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Todos têm uma forma mais ou menos esférica e andam à volta do sol.
Até ao início do século XXI havia um planeta chamado Plutão, que passou a chamar-se planeta anão.
A Terra é o único planeta onde existe vida e a Lua é o seu satélite natural.
A Terra demora 365 dias e 6 horas a dar uma volta completa ao Sol (movimento de translação) e 24 horas a rodar sobre si mesma (movimento de rotação). Estes movimentos dão origem aos anos, aos dias e às estações do ano.
A Lua não tem luz própria, mas reflete a luz do Sol e nem sempre a vamos com a mesma forma. Ela tem 4 formas diferentes: o quarto minguante, o quarto crescente, a lua nova e a lua cheia. A lua ajuda a controlar as marés.
Quando a Lua Cheia se mete no meio da sombra da Terra, acontece um Eclipse Lunar. Quando a Lua Nova se mete entre o Sol e a Terra, acontece um Eclipse Solar.
Existe uma linha de asteróides que está sempre entre Marte e Júpiter.
No Espaço existem várias galáxias.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

1 comentário:

Deixe-nos a sua opinião!