terça-feira, 25 de março de 2014

SMILE DANCE

O "Smile dance" é uma ferramenta de aprendizagem que a "Associação Sorrir" está a ensinar alguns professores a utilizar.
Partindo da ideia fundamental que  “Só aprendemos com quem gostamos onde nos sentimos bem” (Rita Pierson), esta ferramenta pode ser utilizada para ensinar alguns conteúdos das várias áreas ou para criar (ou melhorar) o ambiente de sala de aula, tornando-o mais propício às aprendizagens.

E nós começámos a "dançar e sorrir" na sala de aula há duas semanas, fazendo sessões semanais de cerca de 40 minutos, onde falamos, sorrimos e dançamos...
O espaço ainda não é o ideal, mas já conseguimos 2 micro-musicais fantásticos e estamos todos a gostar da experiência.

Na primeira sessão, falámos sobre a importância de sorrir e das formas de o fazer, treinando o "sorrir com os olhos" e percebendo como é importante o olhar sorridente nos nossos olhos e nos dos outros.
Depois da dança, surgiram-nos muitas palavras, que quisemos registar.



Na sessão da semana passada, falámos sobre o sorriso nas relações entre as pessoas, no conforto e alegria que ele nos dá e também na importância e formas de dizer que gostamos uns dos outros.
E dançámos de novo... E sorrimos uns para os outros... E dissemos que gostamos uns dos outros...

E hoje jogámos ao "Gosto do amigo.... porque..." e vimos como há características tão importantes que todos temos e que fazem com que os outros gostem de nós. Vimos a importância da simpatia e falámos de empatia... 
No fim, começámos o jogo do "amigo secreto" e criámos um cantinho para deixar mimos aos amigos...


E vamos continuar a dançar e a sorrir, para aprender mais e melhor!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião!