terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OS ELEFANTES

No início do estudo dos animais, e como andávamos a ler os livros da coleção do Elmer, os reguilas escreveram em casa algumas frases com o que sabiam sobre os elefantes.
Depois, a partir destas frases, dos conhecimentos de todos e da leitura de alguns documentos da internet que a professora levou para a sala, estivemos a escrever um texto coletivo com muitas informações sobre este animal grande e muito simpático. O João foi o "datilógrafo" de serviço:


OS ELEFANTES
Os elefantes são animais grandes e fortes.
Têm uma tromba grande que serve para transportar a água, para beberem e tomarem banho. Também a usam para apanhar a comida e pôr na boca.
O elefante é um animal selvagem.
É herbívoro: gosta de comer folhas, ervas, raízes e frutos. Pode comer mais de 100 kg de comida por dia.
Os elefantes vivem mais de 60 anos, que é quando perdem os dentes molares.
A fêmea fica grávida durante 20 a 22 meses. Os seus filhotes nascem com muito pelo, começam andar numa hora e pesam 90kg. Em adulto, um elefante pesa entre 6000 e 12000 kg e mede 3 ou 4 metros de altura.
Os elefantes têm 2 orelhas muito grandes, que servem para ouvir e para se refrescarem. Os africanos têm orelhas maiores do que os asiáticos.
Os seus dentes são 28 e de marfim. Os 2 incisivos servem para se defenderem e os caçadores matam os elefantes para lhes tirar os dentes e vender. Por isso, os elefantes estão em perigo de extinção.
As suas patas são grandes e grossas. Os caçadores também vendem as patas.
Os elefantes vivem em manadas, que são divididas em famílias.
Eles podem dormir de pé, mas não dormem muito tempo.
Texto coletivo (a partir de pesquisas)
2.ºano – E2
23/01/2012

1 comentário:

  1. Estes reguilas estão a progredir bastante. Fico tão orgulhosa de ver que o meu filho faz parte de um grupo de alunos tão interessados e que realizam trabalhos de excelente qualidade, que só são possíveis graças ao ótimo trabalho desenvolvido pela professora Marisa.

    Parabéns e muito obrigada!

    ResponderEliminar

Deixe-nos a sua opinião!