Tínhamos previsto um passeio muito ao ar livre, explorando os conncelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra, mas as condições atmosféricas pregaram-nos uma partida e tivemos de fazer improvisos no passeio.
Assim, começámos por visitar o Castelo de Palmela, onde vimos todo o espaço, observando a cidade de Setúbal e a vila de Palmela. Fomos à Igreja de Santiago, vimos a pousada, observámos a vista do miradouro, visitámos a torre de menagem, vimos a praça de armas e a antiga Igreja de Sta. Maria.
Ficámos curiosos em relação à "Lenda da Moura Encantada" e à história dos touros amansados.
Como a chuva estava a aumentar de intensidade, enquanto nos dirigíamos para Setúbal, fomos fazendo alterações improvisadas no programa:
- Visitámos o Mercado do Livramento, onde vimos a forma de vender, contactámos com alguns vendedores, vimos azulejos da cidade, aprendemos como funciona uma "praça" e conversámos sobre a alimentação e as diferenças entre os mercados e os supermercados.
- Visitámos o Museu do Trabalho Michel Giacometti, onde tivemos direito a uma visita guiada pelas 3 áreas do museu. Conhecemos uma mercearia com mais de 100 anos e todas as suas particularidades, vimos instrumentos para o trabalho agrícola e objetos pessoais de antigamente e aprendemos todas as fases de trabalho numa fábrica de conserva. Foi uma viagem ao tempo dos nossos avós.
- Almoçámos no Fórum Montijo, onde ainda tivemos tempo para fazer construções com peças da Lego.
Visita 7 novembro - free slideshow
Quase a chegar à escola, fizemos uma avaliação da visita e percebemos que, apesar do "azar" do tempo (que nos alterou a rota e nos deixou com vontade de remarcar a saída), vivenciámos bons momentos e aprendemos muitas coisas.
Além disso, tenho de referir que encontrámos, ao longo de todo o dia, excelentes pessoas, que o tornaram muito especial. E porque não devemos só criticar quando alguém nos trata menos bem, aqui fica um obrigada especial para pessoas bonitas que se cruzaram connosco, fazendo-nos sentir com "sorte":
- Obrigada D. Dilar, por ter sido uma excelente acompanhante da turma, dando ideias, ajudando a controlar os comportamentos, dizendo palavras boas e incentivadoras, partilhando gargalhadas e mimos, trabalhando em parceria pelo bem dos nossos meninos.
- Obrigada Sr. João, por ter sido um ótimo motorista, sempre bem-disposto e pronto a nos proporcionar a melhor das viagens, procurando os melhores locais para parar, dando-nos ideias, rindo das nossas maluqueiras e não se zangando quando fizemos mais barulho do que devíamos.
- Obrigada sr. do café e da banca do peixe do mercado, por se sentirem atraídos pela alegria das crianças e terem brincado com elas, conversando, dando-lhes pastilhas, permitindo o contacto com peixes e brincadeiras que não vão esquecer.
- Obrigada à nossa guia do Museu, que foi incansável e que nos explicou tudinho no melhor tempo possível, respeitando os ritmos e idades dos alunos, permitindo que explorassem, respondendo amavelmente às suas perguntas, mantendo a calma e sempre sorridente.
- Obrigada ao pessoal do Mac, que recebeu tão bem os reguilas que lá foram fazer umas comprinhas e que se deixou contagiar pela alegria e espontaneidade dos miúdos, oferecendo-nos a possibilidade de visitar o restaurante por dentro e explicando todo o processo de marcação da visista.
- Obrigada a 2 funcionárias do Fórum muito simpáticas: a sra. que andava a limpar as mesas e que nos ajudou a organizar o espaço para almoçar e à rececionista que nos recebeu com simpatia e acedeu a dar balões a todos os alunos a pedido do André, sempre com palavras alegres e um sorriso.
es tou muito contente por o meu filhote vir contente do passeio,diz que adorou e apessar de estar a chuver se divertiu muito,agradeço a professora Marisa e á dona Dilar terem feito o meu filho sentir-se tão feliz.bjos da mãe do Angelo
ResponderEliminarApesar do "azar" os Reguilas vinham muito satisfeitos e o meu diz que se divertiu bastante. Para além disso, contou imensas coisas que aprendeu na visita.
ResponderEliminar