domingo, 23 de junho de 2013

ANIMAIS EM VIAS DE EXTINÇÃO


Quando estudámos os animais, os reguilas fizeram uma pesquisa em casa sobre animais em vias de extinção. Trouxeram algumas informações e começámos por trabalhá-las todos juntos, construindo um texto coletivo.
Penso que todos ficaram despertos para esta problemática e poderemos contar com a sua ajuda para preservação das espécies.

Depois, como traziam informações diversificadas, fomos juntando os dados de alguns alunos, que escreveram sobre alguns dos animais em perigo.

 

Animais em via de extinção

Um animal em vias de extinção é um que está em risco de desaparecer do planeta Terra.
Isto acontece por várias razões:
-O Homem mata mais do que precisa;
- Falta de alimento porque o seu habitat foi destruído ou por mudanças do clima;
- Poluição no ar, na terra e na água;
- Alguns animais são mortos para lhes tirar a pele, os dentes e outras partes do corpo.
Alguns animais já estão em vias de extinção: águia-real, arara-azul, baleia-branca, coala, burro, elefante, golfinho, rinoceronte-da-Malásia, panda-vermelho, tartaruga-marinha, tubarão, lince-ibérico…
Texto coletivo

ALGUNS ANIMAIS EM VIAS DE EXTINÇÃO:

TUBARÃO-BRANCO:
Os tubarões brancos podem atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. Eles possuem cerca de 3000 dentes de forma triangular e pontas muito afiadas. São ovíparos e gerem de 2 a 14 filhotes completamente formados que podem chegar a 1,5 metros de comprimento.

PANDA-GIGANTE:
Um panda gigante adulto pode chegar a medir 1,5m de comprimento e a pesar cerca de 140kg! Quando nascem, as crias têm o pêlo todo branco e são cegas. Pensa-se que já só existem cerca de 600 a 1000 pandas gigantes no mundo.O panda é mamífero, herbívoro e desloca-se entre as árvores das montanhas da China.

LINCE-IBÉRICO:
Vulgarmente chamamos gato-selvagem ao lince-ibérico. É mamífero, carnívoro, tem o corpo coberto de pelos e vive nas montanhas. Só existem em Portugal e Espanha e são só cerca de 100 linces. Caçam coelhos, patos, ratos, lagartos, veados e perdizes.

BURRO:
A sua cauda mede entre 1,10m e 1, 15m. É mamífero. Tem o corpo coberto de pêlo.

ÁGUIA-REAL:
É uma ave. Tem o corpo coberto de penas. Alimenta-se de tarântulas, morcegos, pássaros, coelhos, ratos, toupeiras, répteis, lebres e carniça.

COALA:
Os coalas encontram-se em vias de extinção porque são caçados facilmente, por serem muito lentos. Quando há incêndios, eles não conseguem fugir e quando há secas na floresta morrem à fome.

ELEFANTE:
O elefante é o maior animal terrestre. Pode medir mais de 3 metros de altura e 7,5 metros de comprimento. Têm uma tromba que pode medir 1,5 metros.

ZEBRA:
As suas riscas são particularmente largas sobretudo ao nível dos quadros traseiros. As zebras são parentes próximos dos cavalos com os quais elas se podem reproduzir, à semelhança dos burros.Os seus principais predadores são os leões e as hienas.  

LEÃO:
O leão é o grande carnívoro com pelagem cor de terra ou cor de areia. Os machos passam muito tempo a vigiar o território afim impedirem a entrada de leões de outros grupos. A leoa alimenta sozinha as crias durante dois meses, sendo por vezes fecundada por outros grupos.

PANDA-VERMELHO:
O panda vermelho é nativo do Himalaia e do sul da China, está associado às florestas temperadas de altitude.Possui uma cor castanho-avermelhado e cauda comprida e felpuda. É um animal solitário, territorialista e de hábitos crepusculares e noturnos.                                      

Pesquisa de: Leonor, Pedro, Diogo, Tomás, Ângelo, Carolina, Daniel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião!