Os reguilas começaram por resolver, individualmente, as seguintes questões:
Facilmente a grande maioria conseguiu chegar às soluções certas e todos recorreram, e muito bem, ao desenho.
Os erros serviram
para detectarmos algumas distracções e foi com agrado que fomos vendo as formas como cada um chegou às conclusões.
para detectarmos algumas distracções e foi com agrado que fomos vendo as formas como cada um chegou às conclusões.Depois das conclusões tiradas, preenchemos uma tabela de dados, que, para ficar completa, levou mais alguns alunos a ir ao quadro desenhar mesas e cadeiras.
Nas últimas linhas, já não foi necessário recorrer ao desenho, pois os reguilas compreenderam o que estava a acontecer na tabela, vendo qual o padrão que se estava a desenhar.
Deixei então a pergunta no ar:
E se fossemos nós todos a ir ao aniversário, vocês os 23 e eu, de quantas mesas precisavamos?
A maioria descobriu a resposta olhando apenas para a tabela, mas pedi-lhes que desenhassem a resposta ao problema no caderno.
Caderno do Tomás
Depois, voltei a questioná-los:
E se as mesas estivessem separadas? De quantas necessitaríamos, se cada mesa levasse 4 cadeiras?
Caderno do Diogo
E novamente o desenho levou todos os reguilas a conclusões bestiais que foram exploradas oralmente e que, de certeza, estimularam o raciocínio de quem esteve atento (e eram muitos!!).



Muito bem Reguilas! Bom trabalho!
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