domingo, 20 de março de 2011

Descoberta Matemática: Festa de aniversário

Na sexta-feira estivemos a "brincar" às descobertas matemáticas, tentando treinar o nosso raciocínio e desenvolvendo diferentes formas de resolver situações problemáticas.
Os reguilas começaram por resolver, individualmente, as seguintes questões:

Facilmente a grande maioria conseguiu chegar às soluções certas e todos recorreram, e muito bem, ao desenho.
Os erros serviram para detectarmos algumas distracções e foi com agrado que fomos vendo as formas como cada um chegou às conclusões.
Depois das conclusões tiradas, preenchemos uma tabela de dados, que, para ficar completa, levou mais alguns alunos a ir ao quadro desenhar mesas e cadeiras.
Nas últimas linhas, já não foi necessário recorrer ao desenho, pois os reguilas compreenderam o que estava a acontecer na tabela, vendo qual o padrão que se estava a desenhar.
Deixei então a pergunta no ar:

E se fossemos nós todos a ir ao aniversário, vocês os 23 e eu, de quantas mesas precisavamos?

A maioria descobriu a resposta olhando apenas para a tabela, mas pedi-lhes que desenhassem a resposta ao problema no caderno.

Caderno do Tomás

Depois, voltei a questioná-los:

E se as mesas estivessem separadas? De quantas necessitaríamos, se cada mesa levasse 4 cadeiras?

Caderno do Diogo

E novamente o desenho levou todos os reguilas a conclusões bestiais que foram exploradas oralmente e que, de certeza, estimularam o raciocínio de quem esteve atento (e eram muitos!!).

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