segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DIA DOS AFETOS

Este ano, para comemorar o Dia dos Afetos, sempre assinalado pelo agrupamento, as turmas de pré-escolar e de 1ºciclo, tiveram como tarefa dar vida a uma esfera de esferovite, transformando-a numa maçã.
Esta maçã deveria ser construída pelos alunos da turma e levar uma palavra relacionada com os afetos.
No final, juntaram-se as maçãs de todas as turmas e ficámos com uma fantástica maçã do grande grupo, a qual se encontra exposta na sede do agrupamento, indo depois percorrer outros locais.

A maçã da turma E2 criou vida pelas mãos dos 26 alunos, que na esfera colaram bolinhas de papal crepe vermelho.
Os retoques finais foram feito com um lápis castanho (pauzinho) e papel canelado verde (folhas). A turma fez uma lista enorme de palavras relacionadas com os afetos, mas acabou por selecionar FELICIDADE para escrever na maçã.

Que tal?
 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

OS ASTROS E A VISITA AO PLANETÁRIO

Chovia a cântaros, mas a alegria e a motivação dos reguilas era notória a quilómetros de distância.
Às nove horas estavam prontíssimos e cheios de coragem para enfrentar o mau tempo.
A viagem de autocarro foi atribulada e provocou algumas más-disposições, mas a chegada ao Planetário Calouste Gulbenkian foi incrível, já a fazer prever a forma como se iam comportar dentro do edifício. Mais uma vez provaram saber-estar nestas visitas e como vale a pena organizá-las para eles.

Obrigada aos papás por terem contribuído para a visita e terem permitido que as crianças participassem, apesar das condições atmosféricas.

Aqui vos deixo o texto coletivo feito a partir do que aprenderam e as suas magníficas ilustrações.



OS ASTROS
No céu podemos ver estrelas e planetas, que são astros. Também existem cometas, satélites e meteoritos.
As estrelas são astros com luz própria. O Sol é a principal do Sistema Solar.
Um conjunto de estrelas chama-se constelação. Existem muitas constelações no céu e formam símbolos e imagens, como por exemplo os 12 signos.
A estrela polar indica-nos o norte e podemos orientar-nos por ela, como se fosse uma bússola. Ela encontra-se na cauda da Ursa Menor.
No Sistema Solar existem 8 planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Todos têm uma forma mais ou menos esférica e andam à volta do sol.
Até ao início do século XXI havia um planeta chamado Plutão, que passou a chamar-se planeta anão.
A Terra é o único planeta onde existe vida e a Lua é o seu satélite natural.
A Terra demora 365 dias e 6 horas a dar uma volta completa ao Sol (movimento de translação) e 24 horas a rodar sobre si mesma (movimento de rotação). Estes movimentos dão origem aos anos, aos dias e às estações do ano.
A Lua não tem luz própria, mas reflete a luz do Sol e nem sempre a vamos com a mesma forma. Ela tem 4 formas diferentes: o quarto minguante, o quarto crescente, a lua nova e a lua cheia. A lua ajuda a controlar as marés.
Quando a Lua Cheia se mete no meio da sombra da Terra, acontece um Eclipse Lunar. Quando a Lua Nova se mete entre o Sol e a Terra, acontece um Eclipse Solar.
Existe uma linha de asteróides que está sempre entre Marte e Júpiter.
No Espaço existem várias galáxias.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CONHECER MELHOR AS FRAGATAS

Na passada quarta-feira, no âmbito do Clube Europeu, fomos à sede do agrupamento participar numa ação sobre "Fragatas do Tejo" com o sr. João Gregório, do Clube Nautico da Moita.
Fomos a convite dos alunos do clube que frequentam a escola-sede e gostámos bastante... 
Aprendemos imenso sobre as embarcações tradicionais do rio Tejo (construção, materiais, pinturas, funcionamento...), sobre a vida dos homens que antigamente nela trabalhavam, sobre os tempos em que eram usadas como forma de transportar produtos entre as duas margens do rio e sobre outros aspetos associados.

O Sr. João foi espetacular e motivou-nos com a sua paixão pelos barcos, falando com os alunos de forma muito cativante e adequada.
Os reguilas portaram-se como gente crescida, não deixando de parte a curiosidade própria da idade e mostrando saber-estar neste tipo de iniciativas.

Obrigada a todos!!!


 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 9 de fevereiro de 2014

RESOLVER SITUAÇÕES DE MATEMÁTICA

Na maioria das vezes em que resolvemos situações problemáticas em sala de aula, após um tempo de trabalho individual (ou de pares) para as solucionar, temos um espaço para os "corrigir" em conjunto.
Neste espaço de tempo, muitos alunos apresentam as suas conclusões e mostram (explicam) as estratégias que utilizaram na sua resolução.

Na última vez que o fizemos, utilizámos o quadro interativo na partilha de soluções para o "desafio 11":



1. Com 10€ poderia comprar uma dúzia de alguma das flores? De quais?
2. Se quisesses fazer um ramo com 2 flores de cada qualidade, quanto terias de pagar?
3. Por quanto me ficaria um ramo com meia dúzia das flores B?
4. Se tivesses 15€ para gastar num ramo, como escolherias fazê-lo? (Não precisavas de gastar o dinheiro todo!) Quanto pagarias pelo teu ramo e quanto dinheiro te sobrava?
5. Quero fazer um ramo com 6 flores, misturando sempre, pelo menos, três tipos diferentes de flores. Descobre mais cinco maneiras diferentes de fazer o ramo.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ESTÃO DE PARABÉNS...

Hoje foi dia de avaliar a leitura, mas desta vez os alunos tiveram uma tarefa diferente: ler 130 palavras em 1 minuto, com correção e entoação, ou seja, lendo sem enganos e respeitando a pontuação.

Não foi a primeira vez que o fizemos e este momento é sempre esperado com ansiedade e (alguma) competitividade positiva.
De cronómetro na mão, fomos avaliando a forma de ler e, ao mesmo tempo, registando quanto tempo demoravam a fazê-lo.

E os alunos que conseguiram ter muito bom na leitura, dentro do tempo limite foram:

- André

- Ângelo
- Carlos
- Diana L.
- Diogo
- Lourenço
- Pedro
- Rita
- Sofia
- Tiago
- Tomás C.
- Tomás T.

Também em relação aos algoritmos da divisão, que não têm sido uma tarefa fácil de concretizar, resolvemos premiar os alunos que os resolvem já autonoma e corretamente com um espaço de destaque na sala de aula: o painel dos "Reis da Divisão":


Estão todos de parabéns!!!
(Estes e os restantes, que têm com empenho revelado progressos!)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A NOSSA HORTA

No final da semana passada tivemos uma nova visita de acompanhamento da Câmara Municipal ao projeto "Horta Biológica e Compostagem na Escola", desta vez para nos ensinar mais sobre as pragas e os bichos auxiliares da horta (ver mais aqui).

Percebemos quais são os animais que prejudicam a nossa horta e como podemos afastá-los nos nossos talhões recorrendo a outros animais, aos quais chamamos auxiliares por nos ajudarem.

 
 
 
 
 
 


Como estamos a precisar de uma "ajudinha extra", combinámos preparar a nossa horta para receber estes animais, pelo que teremos 3 tarefas importantes pela frente:

1.º - Construir um espantalho;
2.º - Construir ninhos os pássaros (com as dimensões corretas);
3.º - Semear flores coloridas.

Ainda não começámos, mas entretanto já limpámos os talhões de ervas daninhas, para podermos plantar mais alfaces na próxima semana.
Também plantámos mais couves e semeámos fava e feijão.

Entretanto, temos em preparação um inseticida natural (calda de urtigas), o qual, devidamente diluído, será usado nas regas.