terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ERA UMA VEZ... A RESPIRAÇÃO!

E porque andamos a estudar o corpo humano...
E porque os reguilas andam muito entusiasmados e envolvidos neste estudo...
E porque estes videos, mesmo velhinhos, são fantásticos...


Aqui fica mais um episódio, 
desta vez para introduzir o Sistema Respiratório!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

LER TEXTOS

Os nossos meninos andam a escrever cada vez mais e melhor.
E ultimamente estão sempre ansiosos por um importante momentos após a escrita: a leitura dos seus próprios textos.

É bom ouvi-los e vê-los partilhar o que escreveram com satisfação!

 

domingo, 27 de janeiro de 2013

Desenhos do Daniel

Na sala continuamos a ter um tempo e espaço para os alunos contarem novidades, mostrarem algo com importância para si e/ou para a família, apresentarem aos colegas trabalhos que tenham feito por iniciativa própria, entre tantas outras ideias que lhes surgem.
Na semana passada, o Daniel veio carregadinho de lindos desenhos que andara a fazer e que estava ansioso por poder mostrar.




Todos gostámos e confirmámos a habilidade do nosso artista.
Continua, Daniel!!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SE EU NÃO CONSEGUISSE ADORMECER..

A partir de uma proposta do manual de português, os alunos de 3.ºano escreveram um pouco sobre o que fazem e no que pensam quando não conseguem adormecer.
 

"Eu se não conseguisse adormecer, pensava na festa da Moita porque eu faço anos no dia 22 de Maio e gosto de ir ver as largadas.
E também pensava na minha mãe, no pai e, claro, no meu irmão.
Pensava em adormecer porque amanhã seria um novo dia e iria ter outra aventura e também iria para a escola jogar à bola e fazer corridas e não se sabe se amanhã vou fazer novos amigos."

André Ferreira

"Pensava nos meus jogos, quando eu ganho e quando marco golos.
Era tão bom ouvir a pessoas a apoiarem-nos e a gritar:
Goloooooo 6-3 já gánhamos!
E depois a nossa claque ficava muito contente e começavam a dizer:
-Grande jogo, equipa!
Assim eu adormeceria."

Diogo A.


"Se eu não conseguisse dormir eu começava a ver televisão mas se não estivesse ligada eu pensava como iam ser as minhas provas de equitação: se ia ganhar ou perder.
Pensava mais se chamava a minha mãe eu não.
Se calhar não chamava porque os monstros podiam ver-me e eu tinha medo.
Pensava também na festa da Moita, nos corrosséis, porque eu gosto muito da festa, e depois eu adormecia."

Joana Santos


"Se eu não tivesse sono, eu pensava que o Sporting fora campeão na Uefa Champiance Legue, na Taça da liga, na Liga portuguesa e 1ª liga. 
Eu pensava também que o meu pai tivesse ganho o Euromilhões, o totoloto, o joker, o totobola, a lotaria popular, a lotaria clássica e a raspadinha super pé-de-meia.
A última coisa, a mais importante, era que estivessem todos felizes."

Carlos Costa

"Eu, quando tenho medo, penso em coisas boas, por exemplo na familia estar toda junta e em brincar com quem gosto, em estar com a famila de férias no Algarve, em estar a lutar com o melhor lutador da WWE e aparecer no jornal. Tambem penso em estar a trabalhar com motas."

Pedro Marques

"Se eu não conseguisse andormecer pensava em coisas boas, como por exemplo que tudo ia correr bem e voltaria andormecer no meu quarto. Mas se não conseguisse dormir na mesma, pensava que a minha familia não estivava doente e andormecia."

Carolina Horta

"Quando me vou deitar penso na minha mãe, quando ela me dá beijinhos de amor, só não penso quando
ela ralha comigo. Mas enfim, adoro-a.
Às vezes penso noutras coisas, no que fiz hoje, no que farei amanhã.
Eu já pensei em muitas coisas."

Tomás Talhadas


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CONCURSO DE POSTAIS

Integrado nas comemorações natalícias, a Biblioteca da Escola promoveu um concurso de postais e poemas de Natal. A nossa turma apenas participou com postais, tal como nos contam dois dos reguilas:

"Na sala de aula todos fizemos os postais de Natal e alguns fizeram também no computador, na Informática com a professora Alzira.
Depois escolhemos os melhores na sala: o dos Tomás, o da Joana e o do Diogo e do Armando (feito no computador). Mandámos os vencedores para a BE.
O Tomás e a Joana ganharam o concurso dos postais da escola.
E tivemos um grande lanche para a escola toda no último dia de aulas e eles receberam os presentes."

Lourenço e Pedro



domingo, 20 de janeiro de 2013

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Já começámos a estudar o Sistema Circulatório.
Antes de verem imagens do nosso corpo com este sistema, os reguilas tentaram imaginá-lo e conseguiram trabalhos muitos interessantes:







 Estivemos a ver o filme "Era uma vez... o coração" e estudar o corpo humano está a ser uma aventura bem interessante e divertida.

 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

EXPERIÊNCIA DE COMPOSTAGEM

Na semana passada a nossa turma começou a fazer uma experiência com minhocas, cascas de maçã e terra.
A senhora da câmara disse que os fracos não podiam ficar com muita luz.
Nós fizemos a experiências em 2 frascos: um com só com maçã (frasco 1) e o ontro tinha minhocas, cascas de maçã e terra. Temos de pôr água todos os dias para manter a terra húmida e boa para as minhocas.
Todos os dias vamos ver como é que os bichos do compostor trabalham.

Dia 11:
- Os frascos continuam iguais. Colocámos água.

Dia 18:
- Frasco 1: está igual. Deitámos água fora, que tinha muita.
- Frasco 2: está igual. A terra ainda está húmida.
As cascas da maçã estão a ficar enrugadas e escuras.

Joana e Filipe


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CARTAZ COM SISTEMA DIGESTIVO


Primeiro deitámos o Amaral num papel de cenário e contornámo-lo.
Depois copiámos os órgãos pelo quadro interativo e pintámo-los com tintas e pincéis.
Pintámos o corpo e recortámos.
Depois de estar colado na porta fizemos setas a indicar o nome dos órgãos.

Leonor e Diogo


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

TEXTO A PARTIR DE DESENHO


Na sexta-feira, enquanto metade da turma tinha informática e fazia uma pesquisa sobre bonecos de neve, de que falaremos mais tarde, os restantes alunos começaram por desenhar livremente no quadro, dentro de umas margens definidas. Um a um, todos deixaram o seu contributo, conforme a imaginação permitiu, o que resultou no seguinte desenho:



A partir deste desenho, os alunos escreveram textos livres, que partiram da criatividade de cada um.



Era uma vez um gato e um cão. O gato chamava-se Gato das Botas e o cão chamava-se D´Artacão.
Um dia, D´Artacão zangou-se com o Gato das Botas.
Eles começaram a lutar e o gato ganhou.

Gonçalo Lopes
2.ºano


Era uma horta muito, mas muito alta e dizia-se que era a horta de um monstro.
Mas uma menina chamada Filipa, que não tinha medo, foi lá buscar comida.
Quanto ia a chegar, o monstro viu-a, levou-a para casa dele e comeu-a.
A mãe da Filipa ficou triste.

Joana Santos
3.ºano


Nós fizemos pizza na horta. Tinha cenouras, alface, beterraba, tomate e morango. E a professora foi apanhar os legumes.

Depois fomos para a sala.



Gonçalo Amaral

2.ºano                                                                                                                                                     




A nossa horta tem alhos, alfaces, favas, couves, lentilhas, batatas e  temos uma horta pisa.
No compostor há ervas verdes e secas, cascas de banana e de árvore. 
Ontem tirámos ervas daninhas e folhas verdes e secas a nossa horta é gira.



João
3.ºano 


Era uma vez o senhor Zé Mael que tinha uma horta.
A horta tinha cenouras, tomates e outras coisas. Até tinha um comportor!
O Zé Manel tinha um cão que não tomava banh e por isso as moscas iam atrás dele.. 
Um dia, os legumes da horta crescerm e cresceram sem parar.
Na cidade toda quase só se via legumes e o Zé Manel foi preso pela polícia.

Tomás
3.ºano


Era uma vez uma borboleta que adorava brincar.
Um dia, uma rapariga e um rapaz começaram a andar atrás da borboleta, quando repararam que ela estava magada.
Depois apareceu um gato que estava a brincar com um novelo de lã.
O gato e a sua mulher iam almoçar fora.
Mas a rapariga e o rapaz adoravam gatos e queriam apanhá-los.
O gato oi buscar uma pistola e brincou com ela, mas de repente o apz matou o gato e a gata ficou furiosa.

Leonor
3.ºano


Era uma vez dois namorados que se chamavam Carolina e Carlos e viviam juntos.
Um dia chegou lá um agrupamento de escuteiros, que montaram as tendas e foram brincar.
À noite continuaram a brincar, mas estavam a fazer tanto barulho que o Carlos e a Carolina não conseguiam dormir.
No dia seguinte foram à horta buscar legumes e a horta estava sem legumes e ele pensaram que tinham sido os escuteiros.
Mais tarde, descobriram que tinha sido um coelho que lhes estava a comer os legumes.

Lourenço
3.ºano


Precisamos ainda trabalhar muito a escrita e a criatividade, mas vamos caminhando devagarinho, ao ritmo de cada um e aproveitando as vivências da sala e de cada aluno.
Estão todos de parabéns pelo empenho e entusiasmo!!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A NOSSA HORTA

A nossa horta este ano está de muito boa saúde.
Temos andado com mais cuidado com ela e já sabemos melhor quais as ervas daninhas e o que são plantas que semeámos ou plantámos.
Os reguilas gostam muito do seu cantinho, que começou por ser assim planeado:


De semana para semana veem-se modificações e todos ficamos entusiasmados. 

O canteiro da esquerda está assim:

O canteiro da direita está assim: 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SUPERTMATIK

"O SuperTmatik é um jogo muito fixe e é simples de jogar.
Temos de fazer a conta e depois dizemos SuperT e depois o resultado, antes que o outro diga.
Se disserem ao mesmo tempo, ficam os dois com a sua carta. Se o outro disser primeiro, ele fica com a carta e se disseres tu, ganhas a carta. Tem que se juntar letras para formar a palavra SuperT.
Se o outro disser uma resposta errada, ele fica com a carta do outro e com a dele.
Tem de ser 3 pessoas a jogar: um é o árbitro e os outros 2 são os jogadores.
O SuperTmatik há na nossa biblioteca e nos supermercados, mas em alguns não há. Tambem às vezes há nas papelarias e em bibliotecas."

Rita e Ângelo
 

Estas são, de forma simplificada e ditas pelos alunos, as regras de um jogo que iremos jogar na sala ao longo deste período: o SUPERTMATIK.
É um jogo de cartas e que pretende desenvolver algumas capacidades nas crianças, de forma lúdica, consoante o baralho com que se joga.
A nossa turma começou a explorar o baralho do "Cálculo Mental" no final do período passado, com a ajuda de um professora que leciona matemática na sede do agrupamento. Já tinham jogado no ano passado, mas agora já dominam bem as regras e vamos tendo algumas sessões de jogos até ao final o ano, desenvolvendo o cálculo mental de forma lúdica.
E que bem que já jogam e tanto que se divertem!






domingo, 13 de janeiro de 2013

TAREFAS EM GRUPO

A turma E2 tem grupos na sala.
Cada grupo tem um conjunto de tarefas.
O grupo R ficou com a distribuição, o grupo A com a manutenção, o grupo X com a organização, o grupo D com a chefia e o grupo F com a limpeza.
Temos de cumprir as tarefas para ganhar bolinhas para a nossa caixa de grupo.
No final da semana quem tiver mais bolinhas ganha um prémio.

Tomás e Carolina

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O CICLO DA MATÉRIA ORGÂNICA

Hoje falámos sobre o ciclo da matéria orgânica e o André e a Susana vão contar como este ciclo funciona na nossa horta.

"Nós comemos as frutas e os legumes e metemos as cascas no compostor

Lá segue-se o seginte: as minhocas e os microorganismos comem as cascas das frutas e fazem cocó que se tranforma em terra preta,que é o composto.

O composto vai para a horta e ajuda a melhorar a terra de onde a frutas vão saír e acontece o mesmo que já contámos."

André Ferreira e Susana
Carolina Horta

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

OS NOSSOS REIS E RAINHAS

E aqui ficam imagens dos nossos reis e rainhas exibindo, orgulhosos, as suas coroas.
Que lindos, estão!

 



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SISTEMA DISGESTIVO

Hoje começámos a estudar o "Sistema Digestivo", que dá início aos temas de Estudo do Meio que vamos trabalhar sobre o corpo humano.
Os reguilas ficaram curiosos e entusiasmados, pois começámos por ver o filme "Era uma vez o corpo humano - a digestão" e ficaram muitas questões no ar.


 
Esta semana vamos a aprender muitas coisas sobre o funcionamento deste sistema e dos órgãos que os constituem.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

DISTRITO DE SETÚBAL #5



SETÚBAL E O RIO SADO

Setúbal fica situado na foz do rio Sado, que corre de Sul para Norte.
O seu porto fica bem situado, chegando até ele barcos de pesca e outros produtos.
A entrada do porto é feita por um canal onde o rio mede 12 m de profundidade, 5 km e 200 metros de largura. No canal existe um farol que dá um sinal de luz para os barcos.
Este porto permite a entrada de navios de carga de tamanho médio, porta-contentores e graneleiros.
O porto de setúbal tem boas ligações pela terra e pelo rio.
Tem muitos serviços ligados ao porto.
A cidade de Setúbal fica na margem direita do rio Sado. Na margem esquerda está Troia.
Leonor e Tomás