quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DE VOLTA À HORTA

Ontem voltámos às nossas lides de pequenos agricultores biológicos e estivemos a preparar os dois canteiros que vão ser da nossa responsabilidade este ano.
Fizemos algumas sementeiras e plantações e, a partir de agora, teremos de estar bem atentos aos canteiros e cuidar bem deles para que possamos ter bons produtos para comer e partilhar.
Por lá temos:
- alhos
- cebolas
- favas
- coentros
- alfaces
- couves
- lentilhas

O Lourenço tem tratado do plano da nossa horta, que apresentaremos aqui quando estiver terminado.












Este ano vamos tentar arranjar ainda outro canteiro, fazer cultivo por enraizamento, sementeiras para depois transplantar e decorar os limites da horta da escola com diferentes ervas aromáticas.

Quando o calor começar a espreitar de novo, mudaremos as culturas e teremos novas variedades.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O NATAL COM O ALFA

A nossa turma tem andado, aos poucos, a decorar a Árvores de Natal do Alfa, que nos chegou à escola como um desafio de criatividade.
O cartaz com a árvores foi colocado numa das paredes e as ideias foram surgindo à medida que fomos colocando outras em prática.
Assim, com a ajuda de todos, hoje terminámos a nossa árvore, que está já a votação no seguinte link:



O trabalho foi sendo feito, ao mesmo tempo que decorreram as atividades das restantes áreas e foram utilizados as seguintes ideias:
- Copa toda forrada com papel de lustro verde, cortado aos quadradinhos;
- Tronco coberto com bolinhas de papel crepe castanho;
- Fitas de papel metalizado dourado (com dobragem em leque);
- Tampas de plástico vermelhas (de vários tamanhos), como se fossem bolas;
- Estrela de papel metalizado prateado;
- Letras pintadas a marcadores grossos.

Vejam os reguilas empenhados no trabalho:







E O RESULTADO FINAL:
 

PROJETO "ALIMENTOS PARA O REFEITÓRIO"

Em outubro trabalhámos a alimentação e os alunos deram vida a alguns alimentos, com o intuito de fazermos decorações para enfeitar o refeitório da nossa escola, que é um local limpo e confortável, mas que precisa de mais cor e alegria pelas mãos dos alunos.

Assim, fizeram-se projetos de imagens para decorar o espaço, as quais, por falta de tempo e devido ao aparecimento de outras atividades, foram temporariamente arquivadas.

Hoje venho mostrá-las, pois a elas vamos voltar no 2.ºperíodo, quando trabalharmos o Sistema Digestivo, para, finalmente, concluirmos a tarefa a que nos propusemos, dando vida aos projetos que forem escolhidos na altura.

Eis alguns exemplos:















domingo, 25 de novembro de 2012

MAIS ÁRVORES GENEALÓGICAS

Lembram-se dos nossos reguilas terem andado a desenhar a sua árvore genealógica?
Pois é! Alguma ainda não tinha sido aqui publicadas, mas acho que vamos sempre a tempo.

Bom trabalho, meus queridos!

 A família do Ângelo

 A família do Armando

 A família do Carlos

 A família do Pedro

 A família da Susana

A família do André

sábado, 24 de novembro de 2012

A NOSSA VISITA AO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E AO MUSEU DAS COMUNICAÇÕES

Na passada segunda-feira, dia 19, a nossa turma foi a Lisboa participar no Workshop "MediaLab DN" e visitar o Museu das Comunicações.
Foi uma (grande) manhã muito bem passada, mas o melhor é ler os acontecimentos contados pelos próprios, num texto coletivo:



Hoje a nossa turma foi a Lisboa, com a turma E5.
Fomos no autocarro da Câmara Municipal da Moita pela Ponte Vasco da Gama.

Parámos no Marquês de Pombal e fomos ao Diário de Notícias, onde aprendemos as formas de comunicação, quem trabalha num jornal, quais as notícias mais importantes e como se organiza a capa do jornal.

Depois estivemos a fazer uma primeira página de um jornal, numa sala grande cheia de computadores. Estivemos a meter as notícias nos locais certos, colocámos o nosso nome, a data de nascimento e a nossa fotografia, escolhemos uma imagem do jornal online e escrevemos o título. No final, imprimimos a nossa página e tirámos uma fotografia, que vai aparecer no “Diário de Notícias” de amanhã.

Quando saímos, fomos para o Museu das Comunicações, onde lanchámos.

De seguida, fomos ver uma exposição sobre a evolução dos Correios. 

Vimos uma carroça que transportava muitas cartas e os carteiros, as caixas grandes e pequenas onde iam as cartas e encomendas, uma carroagem-correio que visitámos por dentro (onde havia um boneco de cera a fingir que era trabalhador), outros transportes usados pelos carteiros ou mensageiros (motas, carros, bicicletas), as primeiras estações de Correios e as mais recentes, uma cela dos cavalos dos mensageiros, uma maqueta de um edifício onde trocavam os cavalos, uma exposição de carros em miniatura, uma coleção de selos e lacres e diferentes caixas do correio.

Depois visitámos uma exposição de telecomunicações, onde aprendemos que o Espaço também tem a ver com as comunicações.

Nessa exposição vimos a evolução dos telefones: desde os primeiros em que se ligava para uma telefonista, até aos telemóveis. Vimos uma sala das telefonistas e uma central telefónica, onde experimentámos os telefones antigos. Vimos computadores, desde os primeiros até aos de os dias de hoje. Também vimos rádios antigos e novos. Visitámos um estúdio de televisão antigo e moderno e também um de rádio. Vimos uma sala escura onde mostravam como se comunica com os satélites do espaço. Também vimos cabines telefónicas antigas e modernas e o Lourenço foi fingir que estava a telefonar.

Quando já era 1 hora, fomos para o autocarro e viemos para a escola, onde almoçámos todos juntos, o que é um acontecimento raro.

Gostámos muito da visita.

Texto coletivo
19/11/2012
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

UMA VISITA PELUDA

Hoje, logo pela manhã, recebemos uma visita inesperada na nossa sala: o Ricky, o coelho-anão do Gabriel.
A mãe Patrícia passou por todos e deixou os reguilas fazerem festas no coelhinho, que é lindo e faz as delícias do nosso rapaz e dos seus irmãos.

Todos ficámos encantados!


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MANHÃ COM A CERCIMB

Ontem de manhã fomos à Biblioteca Municipal da Moita assistir a uma parte do Festival "ExpressarArte", organizado pelo APPACDM (Associação de Pais, Professores e Amigos do Cidadão Deficiente Mental).
Fomos ver o Rancho Folclórico da CERCIMB, que nos presenteou com um bom momento de música popular portuguesa e que nos mostrou como todos podemos (e devemos) usar as nossas capacidades, sem deixar que as dificuldades nos quebrem e nos deixem parados.

Os reguilas assistiram com gosto e atenção, mostrando os bons valores pessoais que têm e revelando admiração e orgulho pela coragem com que subiram ao palco crianças e adultos com problemas diversos, aplaudindo com muito entusiasmo e respeito. Fiquei sinceramente orgulhosa e contente com todos eles!

No final, fomos convidados a subir ao palco com os protagonistas e aí a alegria contagiou-nos completamente e, aos poucos, todos os reguilas aceitaram o desafio e partilharam umas danças com os protagonistas da festa. Conviveram em cima do palco, todos unidos pela felicidade e ficou em todos nós a vontade de conhecer mais de perto esta instituição do nosso concelho.


Parabéns ao fantástico Grupo Folclórico pela qualidade do seu trabalho e pela alegria e entusiasmo com que nos contagiaram!

Parabéns aos reguilas por serem tão espontaneamente "bons meninos e meninas" e aos seus pais por lhes incutirem valores de respeito, solidariedade e companheirismo por todos, independentemente das diferenças. 
(O que também se nota na sala de aula, diariamente!)

domingo, 18 de novembro de 2012

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Este ano estamos a aprofundar os conhecimentos sobre sólidos geométricos e já muito sabem os reguilas:
- as diferenças entre sólidos e figuras geométricas;
- o que são e como se distinguem poliedros de não poliedros;
- os nomes de diversos sólidos (em alguns casos, nomes mais completos segundo o número a figura da sua base);
- as propriedades de cada um;
- como se chama cada uma das partes dos sólidos (vértice, aresta e face);
- o que são superfícies planas e curvas...

Entre outras.
Para isso, temos integrado o conhecimento dos sólidos ao longo da semana, juntamente com o estudo dos números e das operações. E também estamos a realizar alguns trabalhos de expressão plástica, que nos ajudam a entender e "respeitar" a geometria...

Estas pirâmides quadrangulares construímos há já 2 semanas, na nossa sala:





Na sexta-feira, o prof. João ajudou-nos a construir mais alguns sólidos, usando planificaçõs em cartão e montando-as, num trabalho que terá continuação e que, este ano, segundo proposta de alguns alunos, irá ser rentabilizado nas decorações de Natal.
Fiquem à espreita!