domingo, 28 de outubro de 2012

SOU UM ALIMENTO SAUDÁVEL


EU SOU UM ALIMENTO SAUDÁVEL E AS PESSOAS GOSTAM DE MOLHAR-ME NO MOLHO.
PODEM COMER-ME COM OUTRAS COISAS.
FAZEM SANDES COMIGO: HAMBURGUERES, BIFANAS E COURATOS.
AGORA JÁ SABEM QUEM EU SOU?
É CLARO, SOU O PÃO!
UTILIZAM-ME NA CARNE E NO PEIXE.
EU SOU FEITO DE FARINHA, SAL, ÁGUA E DEPOIS VOU AO FORNO.
E É ASSIM A MINHA HISTÓRIA

Lourenço


Eu chamo-me maçã, sou muito pequenina e tenho a casca vermelha.
Nasci na macieira e sou uma fruta muito saudável.
Eu tenho medo que os humanos me comam.
Por acaso, a minha casca podia ser amarela ou verde, mas nasci com a casca vermelha. Tenho a minha casca muito lisa, tenho muitas vitaminas e sou muito saborosa.
Vivo ao pé da minha árvore.
Eu tenho cabelo e sou muito gorda.
Eles realmente comem-me mais crua do que assada, mas o que eles mais gostam é de batido de maçã.
E a vida da maçã é sempre assim.
 
Ângelo Santos


Sou a água.
Todas as pessoas devem beber-me muito.
Em minha casa tenho muitos alimentos que se fazem comigo, como o sumo, a carne e o peixe.
Cá em casa e em todo o sítio devem beber-me porque ajudo a crescer e a ficar muito forte.
Toda a gente diz que eu sou transparente, mas eu não acho porque consigo ver-me muito bem.
Nas aldeias com pessoas pobres lutam por causa de mim.
Eu sou muito popular, toda a gente me conhece.
Há muitas espécies de mim: a água doce e a água salgada.
Mas só me podem beber a mim.
Quando caio, consigo levantar-me muito bem, dou um salto muito grande e consigo.

Diogo

 
Eu sou uma cenoura.
Sou laranja e tenho folhas em cima.
Eu nasci na terra.
Algumas pessoas fazem alguns comeres comigo.
Algumas cenouras da minha família ainda estão na terra.
Eu sou um legume feliz.

Carolina



Eu sou vermelha e chamo-me melancia.
Por fora sou verde.
Sou doce e muito boa e quando me tiram os caroços fico com buracos.
Tenho vitaminas por fora e por dentro.                           

Leonor

sábado, 27 de outubro de 2012

BIBLIOTECA VIVA

Na quarta-feira à tarde, fomos à Biblioteca Municipal da Moita participar na atividade Biblioteca Viva.
Nesta atividade, todos os anos a BMM dinamiza uma história, abordando o tema do ano internacional ou europeu em vigor.

Sendo 2013 o "Ano Europeu dos Cidadãos", foi dinamizado o livro "Um barco no céu", de Quentin Blake, que nos fala dos direitos das crianças (que não são respeitados em algumas partes do mundo), apelando à cidadania dos alunos de forma muito sonhadora.

Depois de ouvida a história, foi tempo de pensar nestes direitos não respeitados e de arranjar algumas soluções, transformados em marinheiros com uma missão pelo mundo.
Assim, de forma lúdica e educativa, os reguilas participaram nesta aventura e divertiram-se bastante.











 
Depois desta aventura, continuaremos o trabalho sobre este tema na sala de aula, pois ficámos entusiasmados e despertos para as diferentes vidas das crianças de outros países e em como os seus direitos de cidadãos são desrepeitados pela situação em que vivem.
 
 
No final da atividade, fomos ainda à receção da biblioteca buscar os impressos necessários para que todos os reguilas se tornem leitores mais ativos da Biblioteca Municipal, fazendo o seu "Cartão de Leitor", que lhes dará acesso à requisição de livros em qualquer polo da biblioteca.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PARABÉNS TOMÁS

Hoje o nosso Tomás faz 8 anos!
De sorriso rasgado, foi ele quem nos presenteou todo o dia.
E, depois de almoço, cantámos-lhe os parabéns, em conjunto com a mãe, a avó e a prima.
 
PARABÉNS, TOMÁS!
 


 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A VISITA DO SR. MARCOLINO

Hoje recebemos na escola a visita do sr. Marcolino, que foi fragateiro e tem um vasto espólio de fotografias e quadros pintados por si sobre a vida nos anos 40, 50 e 60.
Na BE/CRE, os reguilas juntaram-se a esta figura pública do nosso concelho, que começou por mostrar-nos um pequeno vídeo, excerto do filme "Cinema Paraíso", que mostrava bem como era a escola no tempo dos seus avós:


 

Depois, enquanto foi partilhando connosco as experiências daquela época, falando sobre a vida das crianças (a escola, os brinquedos, os tempos livres, os trabalhos, as roupas, as condições...), foi mostrando fotografias antigas e algumas das suas pinturas, todas elas bastante ilustrativas da conversa.
Foi possível voltarmos atrás no tempo e perceber como tudo era tão diferente dos dias de hoje.

O sr. Marcolino falou-nos ainda um pouco sobre a vida dos fragateiros e da importância dos barcos numa época em que ainda não tinham sido construídas as pontes sobre o rio Tejo nem as estradas estavam desenvolvidas, pelo que o transporte de mercadorias entre o concelho e a capital era feito por barco.

No final, os alunos viram e tocaram em alguns objetos escolares e brinquedos do tempo dos avós.

 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ÁRVORES GENEALÓGICAS: AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS 1

Em Estudo do Meio, temos andado a estudar as famílias e os graus de parentesco e foi muito agradável perceber que os alunos sabem muito sobre o assunto.

A partir da árvore genealógicada da famíla da professora, desenhada no quadro, partilhámos entre todos o que é ser tio, nora, cunhado, genro, primo, etc. e conversámos sobre os papéis de cada um e na importância desta identidade familiar.
Também percebemos que há famílias muito diferentes umas das outra, mas que todas elas podem funcionar, independentemente do tipo de constituição.

Depois de debatermos este assunto, cada aluno desenhou a sua própria árvore genealógica, incluindo pais, irmãos, avós, tios e primos, elaborando um esquema próprio em que todos tiveram lugar. E depos foi só dar-lhe um ar mais apresentável e "brincar" aos esquemas...


A família do Gonçalo A.
A família da Carolina


A família do Diogo
 


A família da Joana 
 
A famíla do Lourenço


A família do Emanuel
 

A família do Filipe


A família do Gonçalo L.
 

A família do João
 


A família da Leonor

sábado, 20 de outubro de 2012

TRABALHO DE TEXTO #01

Para que os reguilas melhorem a sua capacidade de escrita, quer ao nível da estrutura das frase e dos parágrafos, quer da correção ortográfica, este ano voltámos ao trabalho coletivo de textos.

Nesta primeira vez, usámos os textos que os alunos escreveram sobre si próprios e suas famílias, que cada um leu, orgulhosamente, para a turma.
Todos os textos ouvidos, foram votados pelos alunos e escolhido aquele que mais agradava à turma.
Nessa semana, o melhor texto foi o do Diogo, que se encontra já publicado aqui no blog.

Como o texto do Diogo estava já muito bom a vários níveis, fomos desempatar entre os dois segundos melhores textos (o da Leonor e o do Daniel) para escolher aquele que iriamos trabalhar coletivamente. O mais votado foi o do Daniel.

De texto passado pelo autor no Magalhães, foi tempo de projetá-lo através do quadro interativo e ir corrigindo e melhorando, através de questões colocadas ao Daniel e da colaboração de todos.


No fim, ilustraram o texto e o autor escolheu a ilustração que mais lhe agradou para aqui colocar junto à sua:

Ilustração de Ângelo Santos

Ilustração de Daniel Dias
 
Vamos repetir esta atividade, pelo menos, todas as quinzenas e os próximos textos a explorar serão relacionados com a alimentação e já estão prontos a serem lidos na próxima terça-feira.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

E O DOCE TRANSFORMOU-SE EM...

Depois da venda dos "Doces de Abóbora", nas variantes noz, côco e só abóbora, foi tempo de fazer contar notas e moedas, apontar tudo num papel e achar o total, para, ainda esta semana, pudermos escolher os livros a comprar com este valor.


Contas feitas, na terça-feira, no final do Apoio ao Estudo, a professora deu uma lista de livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura ou da lista das Metas Curriculares de Português e, a pares, os reguilas fizeram uma pesquisa na internet, para descobrir sites online onde estes livros se vendem e respetivos preços.

Amanhã vamos analisar as propostas e escolher a "mais em conta".



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

IDA AO DN...

O agrupamento foi contactado pelo Diário de Notícias para que levemos os nossos alunos de 3.º e 4.º ano a visitar este jornal nacional e a participar num workshop próprio para as suas idades.

Estamos a tentar articular com os autocarros da CMM e, se for possível, iremos passar um dia inteiro à capital (Lisboa), abrindo-se a hipótese de podermos também ir ao teatro ou a uma exposição.

Assim, será que se vai concretizar o meu desejo????

Aguardemos!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ONDE EU GOSTAVA DE IR COM OS REGUILAS...

Este ano gostava mesmo de levar os reguilas a ver esta peça de teatro:

"Viagem pelo copro humano"
Teatro Tivoli
Entre 14 de outubro e 2 de fevereiro


O problema é sempre o mesmo: o preço!
Os bilhetes para a peça são 10 euros e teríamos ainda de pagar o autocarro.
Assim, sugiro que, quem puder, quando estivemos a estudar o corpo humano, vá ver a peça com a famíla... eu vou ver se descubro um desconto! LOLOL

domingo, 14 de outubro de 2012

ITINERÁRIOS CASA-ESCOLA

Depois de revermos o que é um itinerário (e respetivos pontos de partida e de chegada), foi tempo de observar a planta da Moita, abrangendo a zona envolvente da escola, e assinalar nela a casa dos reguilas, verificando os seus itinerários diários casa-escola.



Este ano é importante que todos aprendam a sua morada, tanto os de 2.ºano, como os de 3.ºano, mas parece que, mesmo alguns não sabendo (bem) o nome da rua e número da porta (como percebemos nas fichas diagnósticas), quase todos têm bem a noção do seu trajeto habitual, bem com a zona onde se localiza a sua casa.

E foi tão agradável ver a facilidade com que já consultam e interpretam um mapa, que lhes deixo aqui imagens da nossa vila através do Google Maps (podem clicar na imagem para abrir a página na net e depois explorar, aproximando e afastando).


(Prometo que esta semana vamos à sala de Infomática ver juntos através da Internet!)

sábado, 13 de outubro de 2012

ANEDOTAS CONTADAS PELO CARLOS

Na semana passada, ao final do dia, tivemos alguns bons momentos de descontração e alegria com o nosso Carlos, que nos trouxe um fantásico livro de anedotas que anda a ler lá por casa.

Leu-nos algumas e divertiu-nos bastante...
Soube tão bem terminar ao dia assim!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ALGORITMO DA ADIÇÃO

Durante os primeiros 2 anos na escola, os reguilas têm trabalho bastante o raciocínio, o cálculo mental, as composições e decomposições numéricas, sempre descobrindo novas estratégias de calcular, que dessem sentido ao número.

Agora, que estão a entrar noutra fase da aprendizagem, já introduzimos o algoritmo da adição, esta semana ainda sem transporte (o tal "vai um").


Todos compreenderam tão bem, quer os de 3.º, quer os de 2.ºano, que parece que podemos começar a pensar em utilizar o algoritmo com transporte.
Parece que valeu a pena insistir no sentido do número e do sistema de numeração decimal!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

UM POUCO SOBRE CADA REGUILA...

A minha vida
Eu chamo-me André e tenho 8 anos.
Vivo com o meu pai, a minha mãe e o meu irmão. O meu pai chama-se Sérgio e tem 36. A minha mãe tem menos 6 anos do que ele e o meu irmão tem mais 5 anos do que eu.
Nunca os vou largar.
André

A minha família
Eu sou a Joana, tenho 9 anos e tenho 4 irmãos.
Vivo com os meus pais e com uma irmã.
Os meus pais são casados há 12 anos. A minha irmã Filipa nasceu em 2001 e eu em 2003.
A Tânia vive com o seu namorado e às vezes vão lá comer a casa.
Quando nasci estava lá a minha irmã e eu tinha de vestir roupa de Nenucos.
Joana

A minha história
Eu chamo-me Carlos, tenho 8 anos, tenho uma irmã mais nova que tem 4 anos e chama-se Maria.
A minha mãe chama-se Ana e tem 37 anos e o meu pai chama-se Jorge e também tem 37 anos.
Vivo com eles, com a minha irmã e a minha cadela, que se chama Coca, tem 1 ano e é marota e brincalhona.
Vivo na Moita.       
Carlos
A minha identidade 
Chamo-me Diogo e tenho 8 anos, nasci em 2003 no Hospital Nª Senhora do Rosário, no Barreiro.
No meu dia de nascimento o meu pai ajudou-me a nascer, pois esteve junto à minha mãe enquanto ela esteve em trabalho de parto.
Vivo com a minha mãe e com o meu irmão, a minha tem 37 anos, o meu irmão tem 4 anos e o meu pai tem 39 anos.
A minha mãe é a mais velha da minha casa e o meu irmão Rafael é o mais novo.
Os meus anos mais os do meu irmão dá o número da porta 12.
O prato que todos gostamos mais é a canja.
Na minha casa somos muito diferentes: eu sou louro, a minha mãe é ruiva e o meu irmão tem o cabelo castanho.
O meu irmão é muito irrequieto, eu sou um menino muito calmo e a minha mãe também.
Cá em casa temos todos os olhos castanhos mas a minha mãe é a única que usa óculos.
Somos todos diferentes mas amamo-nos muito.
Diogo



sábado, 6 de outubro de 2012

ACRÓSTICOS INDIVIDUAIS

Em outubro comemora-se o Mês das Bibliotecas Escolares e nada melhor do que começá-lo escrevendo sobre os LIVROS.

Na verdade, esta foi a palavra usada pelos alunos para experimentar escrever um acróstico sozinhos e os resultados foram bons. 

Aqui ficam alguns (já devidamente copiados para o computador):

 



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

FRUTOS DE OUTONO DA E4

Na terça-feira recebemos uma visita muito agradável: alguns alunos da turma E4!
Acompanhados pela prof. Manuela, foram à nossa sala mostrar-nos alguns frutos de outono que recolheram com a ajuda dos familiares.
Foi muito enriquecedora esta visita, até porque aprendemos o nome de algumas árvores de fruto.




figos da figueira                                            romãs da romanzeira

amendoas da amendoeira                                 marmelos do marmeleiro

azeitonas da oliveira                                   cesto de vários frutos da época

Um MUITO OBRIGADA especial para estes colegas e para a sua professora.
ADORÁMOS a visita!