segunda-feira, 26 de março de 2012

EXPOSIÇÃO DE QUADROS

Segunda-feira, dia 12, chegou finalmente o dia do avô da Inês, o sr. Fernando Boa Morte, vir à escola mostrar-nos os seus quadros, para inaugurar a exposição que esteve patente no hall de entrada durante duas semanas.
Logo pela manhã, chegou à nossa sala carregado com as suas obras de arte e, depois de acolhermos a turma E1 que convidámos para a apresentação, iniciou-se um espetáculo que vai ficar na memória de todos.
Ao som de diferentes músicas, contextualizando os quadros nas suas temáticas, o avô Fernando foi enriquecendo culturalmente os nossos reguilas, que se mantiveram bem atentos.
Com direito a "largada" e "tarde do fogareiro" no final, as duas turmas deliciaram-se com esta apresentação e ficaram verdadeiramente encantados e rendidos aos dotes artísticos deste senhor cheio de vida e de energia.


Obrigada, avô Fernando!

quarta-feira, 14 de março de 2012

SEXTA-FEIRA COM MAIS LEITURAS

Na passada sexta-feira, foi a vez de recebermos na sala a visita dos alunos de 4.ºano da turma da prof. Lisa, que nos leram alguns poemas que escreveram para comemorar o "Dia Internacional da Mulher".
Foi muito agradável ouvir palavras tão doces e sentidas, que enchem de orgulho qualquer pessoa. Os reguilas gostaram imenso e ficaram contentes com a visita.



Nesse dia, as aulas terminaram de forma muito animada e divertida, já que a irmã do João e do Pedro foi à nossa sala para ler uma história e levou consigo 3 amigas, uma coleção de livros, flautas e jogos de equipa preparados.
Primeiro, a Jéssica e as 3 amigas, todas alunas de 6.ºano, tocaram uma música muito agradável e afinadas, que nos deixou muito relaxados e encantados.

Depois, entre as 4, leram a história do "Senhor distraído", deixando os restantes livros na sala, para lermos na próxima semana.



Por fim, fomos todos para o recreio, onde jogaram a um jogo de equipa que deixou os reguilas cansados mas muito satisfeitos.

sábado, 10 de março de 2012

3 VISITAS NO DIA 8

Na passada quinta-feira, no âmbito da Quinzena da Leitura, tivemos 3 visitas muito importantes na nossa sala, que nos ofereceram ótimos momentos de convívio e de leituras.

Logo pela manhã, apareceu-nos de surpresa o "Dr. Fernando" para fazer uma "rasteira" aos alunos e ver como estavam de saúde.
Os reguilas adoraram a visita do avô da Inês, que nos trouxe agradáveis momentos de gargalhadas, que fizeram o nosso dia muito mais colorido. A Inês estava encantada com o momento de humor do seu avô e foi muito gratificante "ler" estas brincadeiras que envolveram teatro, música e dança com muito divertimento!




Depois, no início da tarde, recebemos o avô da Leonor, que nos leu o livro "Monstros e Companhia", baseado no filme da Disney com o mesmo nome.
Todos gostámos da sua presença ternurenta e das palavras doces que usou para falar da sua neta e um pouco da sua vida.
A princesinha estava tão contente com esta presença na sala de aula!



Por fim, o pai do Diogo congratulou-nos com uma magnífica história, que fez os corações benfiquista baterem ainda mais apressadamente: "Gui no campo de férias". O Diogo leu em conjunto com o pai, mostrando-nos as imagens coloridas e atrativas e muito orgulhoso por partilhar com ele tão importante momento.
O pai do Diogo também nos contou algumas histórias sobre a infância do nosso reguila e sobre algumas das paixões que têm em conjunto.




OBRIGADA A TODOS!

quinta-feira, 8 de março de 2012

ESCREVENDO CONVITES

O avô da nossa Inês tem um dom especial, que conhecemos através da orgulhosa neta: pinta quadros magníficos!
Assim, a turma decidiu que seria muito interessante ter o avô Fernando a expor as suas telas na escola e decidiu avançar com o convite, escrevendo-lhe uma carta coletiva.
Nesta trabalho de equipa, houve reguilas com funções muito importantes:
- O Salvador escreveu-a no quadro, juntando as ideias que todos foram dando;
- O Simão passou-a para o computador, formatando a letra no final.

Quando a carta estava pronta e assinada por todos os alunos, colocámo-la num envelope e a Inês fez o favor de entregar ao destinatário.

Ainda na preparação da exposição, que será inaugurada no próximo dia 12, os reguilas usaram os Magalhães para escrever um convite (individualmente ou a pares), que será entregue aos colegas e professores da escola.
Primeiro fizeram um desenho usando o paint, que já dominam muito bem.
Depois, selecionaram-no, copiaram-no para uma página de powerpoint e juntaram um pequeno texto criado pelos próprios. No final, formataram a página, que será impressa diversas vezes na mesma folha, para parecer um verdadeiro convite.
Aqui ficam as pequenas amostras já completas:




 

quarta-feira, 7 de março de 2012

LEITURAS NA TERÇA E NA QUARTA

Na terça-feira, durante a manhã, recebemos a visita de 2 grupos de alunos do 4.ºano, da turma da prof. Carla, que vieram à nossa sala ler algumas adivinhas divertidas e com "trocadilhos" de palavras.
Os reguilas divertiram-se muito e bem tentaram adivinhar, mas algumas eram bem difíceis!

Foram bons momentos e gostámos muito da visita!
Obrigada, colegas!



Hoje foi a vez dos alunos do 1.ºano, da turma da prof. Manuela, a animarem o nosso dia com o livro "Se tu visses o que eu vi", de António Mota, que têm andado a estudar na sala. Estes coleguinhas, nossos vizinhos de cima, trabalharam em grupo e apresentaram-nos toda a história bem declamada e a rimar, com ilustrações muito engraçadas e divertidas. 

Foi mesmo um bom bocado!
Obrigada, pequenos leitores!




Ainda no âmbito da "Quinzena da Leitura", tivemos também a visita da mãe São e da mana Érica, que vieram acompanhar o nosso Ângelo que nos leu (e muito bem!!!) 2 pequenas histórias, simples mas bem divertidas. Que feliz estava o nosso pequeno-grande leitor!

No final, a mãe teve direito a um diploma de presença e a uma surpresa, que será feita a todos os familiares leitores, por isso não poderei ainda revelar!!!




terça-feira, 6 de março de 2012

GRUPOS DE TRABALHO

A nossa sala agora está organizada em grupos, cada um de 4 elementos.
Assim, de forma a motivar os alunos para melhorarem o seu ritmo de trabalho, a interajuda e o trabalho mais silencioso, decidimos fazer um "Concurso Inter-grupos".
Cada grupo, gerido pelo seu chefe, trabalha de acordo com o plano do dia e tenta dar o seu melhor para, no final da aula, receber as recompensas...

- 1 bola por cada aluno que cumpriu o plano
- 1 bola por cada aluno com um bom bomportamento
- 2 bolas por cada aluno com comportamento exemplar

... ou devolver bolas por castigo de mau comportamento!

Estas bolas, que são contas de colar, vão sendo acumuladas numa pequena caixa de madeira, pela qual o chefe é responsável e, no final da semana, são feitas as contagens e atribuído um prémio, para além de ser afixada a foto do grupo numa moldura propositamente escolhida para o efeito.






Esta semana o GRUPO L foi o grande vencedor, com um total de 43 bolas (ou pontos).
Dois dos grupos tiveram de trocar de elementos, por motivos de saúde de um dele e outro grupo, por ter tido má experiência com o chefe, teve de mudar de espaço na sala e de alterar o chefe.

segunda-feira, 5 de março de 2012

QUINZENA DA LEITURA

De 5 a 16 de março a nossa escola comemorará a Quinzena da Leitura.
Durantes estas 2 semanas, todas as turmas estarão envolvidas em atividades que pretendem dinamizar os livros e promover o gosto pela leitura e escrita.
Entre leituras pelas salas, visionamento de vídeos de livros, debates em torno das histórias, momentos dedicados à escrita, teremos também espaço para receber visitas que chegam com o objetivo de contar histórias.


Assim, a turma E2 começou a quinzena recebendo a turma do 9.ºC da Fragata do Tejo, que veio contar histórias que os próprios alunos escreveram. Reunidos com a turma E1, os reguilas estiveram atentos às histórias que os mais velhos leram e admiram as imagens que escolheram as as ilustrar. Até descobriram nelas alguns meios de transporte!!!!






No final do dia, já na sala de aula, toda a nossa turma viu ainda uma magnífico vídeo que conta a história "A maior flor do Mundo", do grande José Saramago.