quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DATAS DAS FICHAS

As Fichas de Avaliação Sumativa estão aí quase a chegar e há ainda muito por fazer!
Na escola, muito se trabalha para todos aprenderem o máximo e da melhor forma.
Em casa, a família pode ajudar a estudar e, para isso, até 6.ª feira os alunos levarão trabalhos nos manuais e, a partir daí, os livros andarão na mochila para que possam estudar para as fichas.

Aqui ficam as datas a registar:

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

OS ANÕEZINHOS E O SAPATEIRO

Na sexta-feira começámos a leitura partilhada do conto "Os anõezinhos e o sapateiro", tendo cada aluno ficado responsável pela leitura de uma página.

Como não terminámos, hoje demos continuação a esta atividade, a qual agradou bastante aos reguilas, que estão a ficar uns ótimos leitores. Mesmo os mais tímidos estão a ganhar boa projeção de voz e as entoações estão cada vez melhores.

Após a leitura, interpretação e exploração oral das diferentes situações (envolvendo também a matemática e conhecimentos culturais dos alunos), foram realizadas ilustrações e explorámos o livro do ponto de vista gramatical.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This slideshow design created with Smilebox

Foi uma manhã muito agradável, passada no refeitório da escola, sob o olhar discreto de 3 senhoras muito simpáticas que costumam apoiar os nossos meninos na hora da refeição.

Valeu a pena, pois os reguilas portaram-se muito bem!!!



sábado, 26 de novembro de 2011

MAIS HISTÓRIAS...

SEREIAS E O MAR
Era uma vez umas SEREIAS.
Tinham um cabelo amarelo.
E um dia uma caiu num buraco debaixo do mar e a sereia ajudou.
15-11-2011
AMY
O monstro malvado
O monstro andava a passear.
Uma vez comeu uma pessoa.
Ele matou uma amiga dela.
Depois foi a uma loja e caiu.

22-11-2011
Diogo

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

EXPERIÊNCIA COM UMA MAÇÃ

Na passada semana, os reguilas realizaram uma atividade experimental usando uma maçã e alguns materiais de uso corrente.
Procuram responder à seguinte questão:

"O que acontece a uma maçã sem casca quando é deixada ao ar?"



Todos participaram na atividade, lançando hipóteses de resposta, preenchendo o protocolo experimental (em tamanho XXL), realizando os diferentes procedimentos da experiência, observando e tirando conclusões.
Foi muito interessante ver a forma como estão a ficar ambientandos com o processo e como são curiosos!

Protocolo experimental finalizado

terça-feira, 22 de novembro de 2011

MAIS CONTOS NO MAGALHÃES

A festa dos monstros

Era uma vez uma casa assombrada e muito assustadora.
Depois  apareceu  um monstro novo e deu  uma  grande  festa.
Todos os amigos gostaram  da  festa.
Depois  apareceu  o  sol e  matou  todos  os  monstros.

Filipe e André - E2
15-11- 2011


A bruxa malvada e a fada

A fada Bela vivia no castelo e estavam a fazer um baile.
Estavam a dançar, apareceu uma bruxa má e a fada combateu contra a bruxa.
A bruxa depois foi-se embora.
E as fadas foram para o castelo e divertiram-se  muito.

Ângelo e João 
15-11-2011


sábado, 19 de novembro de 2011

CORTA-MATO

Na passada quarta-feira, rapazes e raparigas da turma participaram no "Corta-mato" do agrupamento, organizado em parceria com a Escola Profissional da Moita. Esta foi uma das diversas atividades de articulação curricular entre os professores titulares e os de enriquecimento curricular, desta vez incidindo mais sobre a Educação Físico-motora.

Logo bem cedo, todos os reguilas chegaram à escola equipados e muito motivados para a atividade.
Munidos de muita força de vontade, lá nos dirigimos todos ao local da corrida e, após lanche e alguma brincadeira, deu-se início à tão esperada prova.

Primeiro houve tempo para um reconhecimento do espaço, após o qual começam as provas dos alunos de 1.ºano: primeiro a feminina e depois a masculina.

A seguir, foi a vez do 2.ºano.
As 6 raparigas presentes da turma representaram muito bem a E2, conseguindo a Inês o 4.ºlugar do agrupamento.
Os 13 rapazes que participaram na prova, também conseguiram bons resultados, sendo que o Carlos foi o primeiro da E2 a cortar a meta.

Como ocuparam os primeiros lugares da turma, estes dois alunos tiveram direito a um prémio suplementar, que foi simbólico mas que os deixou muito felizes.

Deixo aqui a minha salva de palmas para os 3 alunos da E1 que conseguiram ficar entre os 3 primeiros classificados do agrupamento nas categorias feminino e masculino de 2.ºano.

Parabéns a todos!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

BRUXAS, FADAS E OUTROS SERES FANTÁSTICOS

Este mês, em língua portuguesa, vamos andar a estudar os textos narrativos, principalmente os contos de fadas e as suas personagens.
Assim, lemos algumas histórias e listámos algumas das personagens que costumam aparecer nas hsitórias fantásticas:

BRUXAS
FADAS
DUENDES
PRINCESAS/PRÍNCIPES
DRAGÕES
SEREIAS
CAVALEIROS
FANTASMAS

De todos os seres e espaços que costumam surgir neste tipo de textos narrativos, cada reguila escolheu aqueles que prefere e desenhou-os livremente, compondo ílustrações muito criativas.
Estas irão ser agora o ponto de partida para a realização de outros trabalhos em sala de aula.

Vejam se gostam:

CONTO I


História de um dragão

Era uma vez um dragão com duas cabeças.
O dragão andava à volta de um castelo.
O dragão também cuspia fogo aos cavaleiros.
O dragão tinha asas enormes.

Salvador e Diogo
 15-11-2011
Trabalho realizado a pares usando o portátil Magalhães.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

AÇÃO SOBRE A COMPOSTAGEM

No passado dia 3 de novembro, recebemos na nossa sala a visita da Mara e da engenheira Raquel, da Câmara Municipal da Moita, responsáveis pela dinamização do projeto da Horta Biológica, que vieram partilhar connosco alguns conhecimentos sobre a compostagem.

A Raquel falou-nos sobre o que era a compostagem, qual a sua importância e utilidade para a nossa horta. Mostrou-nos os "bichinhos" que ajudam a transformar as cascas de frutos e vegetais em terra fértil para a agricultura e os reguilas puderam segurar em algumas minhocas.

Os alunos foram mostrando também os seus conhecimentos e recordaram quais as condições necessárias ao crescimento das plantas.

Depois, fomos até à horta, onde deitámos os lixos orgânicos trazidos de casa (folhas secas e cascas) no compostor e aprendemos como controlar a quantidade de ar e de água lá existente.

No fim, construímos um mini-compostor para a nossa sala de aula, usando um garrafão e materiais semelhantes ao do compostor da escola.

Todos percebemos que, para ajudar os pequenos bichinhos a produzir boa terra para as plantas, teremos de manter o compostor com as condiçõe ideais de:
- Água
- Alimento (folhas secas e cascas de fruta e legumes)
- Ar (oxigénio) - que retiram das folhas secas



Agora é continuar a cuidar dos nossos compostores, ir controlando as condições dos dois e continuar a trazer os produtos para lá colocar!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

S.MARTINHO NO AGRUPAMENTO

Como vem sendo habitual há já uns anos, o S. Martinho foi comemorado no nosso agrupamento em grande família: todas as escolas reunidas na escola-sede.

Assim, no dia 8 de novembro, os reguilas passaram a manhã em atividades alusivas à época, divertindo-se muito a "brincar" ao S. Martinho. Se não fosse a chuva, tudo teria corrido às mil maravilhas!!!!

A manhã começou com alguns jogos desportivos, apoiandos pelos professores de Educação Física e os seus alunos de 6.ºano.

Mas quando a chuva surgiu, tivemos de nos resguardar no bar da escola, onde os reguilas lancharam.

Na hora do magusto, quase todos comeram castanhas e houve convivío com outras turmas.

Mais tarde, outra turma de 6.ºano recebeu os reguilas na sua sala de Educação Visual e Tecnológica, onde os alunos dinamizaram uma atividade sobre as cores do arco-íris, que começou com um vídeo.

Com a orientação dos amigos crescidos, os alunos coloriram um marcador de livros, que levaram para casa de recordação.

O regresso à escola também teve uma surpresa: como chovia muito, os reguilas tiveram uma boleia no autocarro da Câmara Municipal... 

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

HISTÓRIAS A RIMAR...

Durante o mês de outubro, os reguilas andaram a treinar rimas e um dos livros trabalhados coletivamente foi o fantástico "Histórias a rimar para ler e brincar", de Alexandre Parafita.

O primeiro poema da obra foi lido por mim, mas os restantes foram apresentados à turma por alguns alunos, que o levaram para casa para "treinar" e "preparar" uma apresentação.

Todos estiveram muito entusiasmados e alguns apresentaram o seu poema usando adereços ou ilustrações novas. Houve mesmo direito a teatro de fantoches... (E até foram ler à sala da turma E1!!)

MUITO BEM, REGUILAS!!!!

domingo, 13 de novembro de 2011

PARABÉNS, DIANA!

Hoje é dia de festa na Moita, pois a nossa pequena princesa Diana faz 7 anos!

Espero qie o seu dia seja maravilhoso e que receba muitos miminhos da família e dos amigos.

Nós estaremos juntos amanhã para comemorar!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

PASTA DE DENTES NATURAL

Na última sexta-feira, os reguilas vieram equipados de casa com a sua escova de dentes e um copo de plástico. O objetivo era simples e prometia: preparar uma pasta de dentes com produtos naturais e experimentá-la.

Esta foi a nossa primeira atividade experimental do ano letivo e os alunos, como é costume, estavam ansiosos.
Assim, começámos por organizar a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Depois, listámos os materiais necessários a cada grupo, distribuímos alguns e os grupos prepararam-se para começar. Os restantes materiais foram sendo usados pelos grupos, seguindo-se a "receita" de preparação da pasta. Todos se empenharam nesta tarefa.

No final, cada grupo tinha a sua pasta preparada e começou a registar o que havia sido feito, enquanto a professora, com um grupo de cada vez, foi levando os alunos a experimentar a sua pasta.
As reações foram diversas e os resutados espantaram miúdos e graúdos.



O melhor de tudo foi mesmo poder experimentar!!!
Parece que temos candidatos a cientistas na turma!!!