segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FICHAS DE AVALIAÇÃO

Vêm aí as Ficha de Avaliação.
Aqui ficam as datas, para todos se irem preparando:


Língua Portuguesa: dia 2 - quarta-feira

Estudo do Meio: dia 3 - quinta-feira

Matemática: dia 7 - segunda-feira

BOM ESTUDO!

BOA SORTE!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PÔR A MESA EM MATEMÁTICA

Ontem os reguilas estiveram empenhados a ajudar a "mãe da Margarida" a resolver um problema de distribuição de convidados por uma mesa para um almoço.


Cada um, usando as suas estratégias e capacidades de interpretação e raciocínio, foi solucionando o problema e registando as soluções encontradas.


Como não houve tempo para partilhar os resultados, hoje começámos o dia por fazê-lo, o que resultou em duas atividades muito ricas e divertidas:


- partilha de estratégias e discussão das soluções, com muitos alunos a irem ao quadro explicar os seus pensamentos (ver fotos abaixo);


- momento de experimentação prática, com jogo de expressão dramática, representando a situação problemática, que mostrou como oassar do plano à ação e revelou muitas capacidades expressivas. Desta atividade (que foi filmada) resultará um vídeo que tentarei compilar durante o fim de semana.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PARABÉNS TOMÁS

Hoje é dia de festa na nossa sala.
O Tomás faz 7 anos e está de Parabéns!
Todos estão felizes pelo nosso menino meigo, risonho e responsável que hoje, por azar, está doentinho.
Parabéns ao Tomás! Parabéns aos seus pais!



terça-feira, 25 de outubro de 2011

TEXTO COLETIVO - UMA NOTÍCIA

Hoje foi dia de usar o portátil Magalhães e programámos escrever um texto coletivo.

A professora tinha planeado usar as rimas que os reguilas descobriram com os pais e criar um "poema divertido", mas o dia a dia da turma mostrou-se muito mais interessante e a chegada do Salvador à sala com o braço engessado fez surgir muitas questões e uma nova ideia para o texto.

Os nossos meninos deixaram-se entusiasmar pelo tema e pelas questões (quando? onde? como? com quem?...) e foram sendo guiados, dando início à tarefa cativante de criar um texto.

Os textos começaram a ser processados e formatados no portátil e algumas imagens foram já produzidas no paint ou no tuxpaint. Cada um ao seu ritmo, vamos conseguindo ir aprendendo um pouco mais...



O braço partido do Salvador

Na sexta-feira da semana passada, depois de sair da escola, o Salvador partiu o braço esquerdo.
Quando estava na Escola Profissional, a jogar à apanhada com os amigos, o Diogo empurrou-o sem querer e ele caiu em cima do braço.
O Rodrigo, a irmã e o professor Renato ajudaram o Salvador a tratar do braço.
À noite, a mãe do Salvador levou o filho ao Hospital do Barreiro. Lá, fizeram raio-x ao braço e descobriram que estava partido.
O médico pôs gesso no braço e doeu muito.
O Salvador não veio à escola porque o braço precisava de descansar, mas hoje já voltou.



Texto coletivo da E2


2.º ano



Desenho do Ângelo e do André (no paint).

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

OS ALIMENTOS DO DIOGO E DA MÃE

Faz hoje uma semana que o nosso Diogo nos trouxe uma linda surpresa que preparou com a mãe no domingo anterior, dia da alimentação: uns alimentos sorridentes feitos em cartolina.
Todos achámos tão divertidos que os colocámos numa parede da sala para nos dar alegria e comemorar a época festiva.
Obrigada Diogo!
Obrigada mãe Teresa!

domingo, 23 de outubro de 2011

LIVROS COM CHEIRO

Na quinta-feira da semana passada, o Simão requisitou na BE/CRE o "Livro com Cheiro a Caramelo" e, como temos estado a falar da alimentação, quando o trouxe para devolver, resolveu apresentá-lo aos colegas, mostrá-lo e convidá-los a cheirá-lo, dizendo-nos quais foram as suas histórias preferidas.
Estas foram relidas à turma, que ficou encantada com as palavras de Alice Vieira e, surpresa das surpresas, nesta semana os outros livros da coleção foram todos requisitados pelos nossos meninos e meninas!
E assim se partilharam boas leituras!
Boa, Simão!!!




QUE BELO CHEIRINHO!!!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PROBLEMA COM LEITES

Ontem, na hora do "Problema da Semana", os nossos meninos estiveram a analisar e interpretar um gráfico que mostrava o número de pacotes de leite bebidos durante quinze dias por alguns alunos. (dados adaptados)
Assim, começámos por falar dos benefícios do leite e reforçar a importância dos hábitos de alimentação saudável, que tem sido o tema global de conversa de toda a semana.
Depois, partimos para a construção de um gráfico a 3 dimensões, com a ajuda da nossa "distribuidora de leites" da semana e dos alunos que apareciam na ficha de trabalho.


Com o gráfico à vista, de forma individual ou a pares e autonomamente, os alunos foram analisando o gráfico e respondendo às questões numa ficha A5 colada no seu caderno.
No fim, partilhámos as respostas, discutimos as diferentes hipóteses propostas e algumas estratégias de cálculo usadas e registámos tudo coletivamente numa ficha A4.


Penso que os nossos reguilas gostaram muito de "jogar à Matemática" com o leite escolar!


terça-feira, 18 de outubro de 2011

HORTA PEDAGÓGICA

A nossa turma este ano está inscrita no projeto Agricultura Biológica e Compostagem (da C.M.M.), juntamente com as turmas do prof. João e da prof. Antónia.
Enquanto não começamos a "deitar mãos à obra" e a arrancar ervas daninhas, para depois preparar o terreno para as sementeiras, resolvemos envolvermos mais a sério na compostagem e começar a criar hábitos de utilização dos lixos orgânicos.







Assim, os reguilas, durante o fim-de-semana, juntaram cascas e restos de legumes e frutas (crus) e trouxeram-nos ontem e hoje para a escola, tendo ido já até ao compostor, onde aprenderam um pouco de como tudo funciona e despejaram os seus "contributos".









Todos estão muito contentes e envolvidos!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O DIA EM QUE A BARRIGA REBENTOU

Como ontem, dia 16 de outubro, foi "Dia Mundial da Alimentação", esta semana os nossos reguilas trabalhadores irão estar envolvidos no tema dos alimentos.



Para isso, começámos hoje por travar conhecimento com uma família muito especial, a quem os alunos têm muito para ensinar acerca deste assunto: os pássaros Bisnaus.




Na história "O dia em que a barriga rebentou", de José Fanha, conhecemos os hábitos alimentares da família Bisnau e o que aconteceu ao Bisneco quando um dia a sua barriga fez um estrondo enorme...


Depois da história, falámos sobre hábitos de alimentação saudável, que todos já conheciam e prometeram continuar a cumprir ou melhorar. Falámos também bastante da importância do pequeno-almoço, pois descobrimos que alguns alunos não comem de manhã e todos perceberam que isso não ajuda nada a aprender.

Uma história tão divertida, mereceu o empenho artístico dos nossos reguilas, que começaram por ilustrar a parte do livro de que mais gostaram.

Mas, para além disso, iniciámos também a preparação de um projeto coletivo: a construção da família Bisnau usando pompons de lã preta!
E para isso, contamos com a ajuda das nossas famílias. Estamos na expetativa de que tudo corra bem!!!




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

TEXTO COLETIVO

Quando começou o Outono, os nossos meninos levaram como trabalhos de casa as tarefas de recolher folhas secas e de escrever 3 frases sobre esta estação do ano.



A recolha de folhas foi um sucesso permitindo encher 6 sacos de asas. Com essas folhas, começámos por decorar a sala de aula, mais concretamente o "rodapé" superior... ainda não terminámos, mas em breve mostraremos fotografias. Dependendo das folhas que sobrarem, realizarem outros trabalhos bonitos, os quais enfeitarão a entrada na nossa sala.

Além disso, e porque alguns reguilas também trouxeram folhas verdes misturadas, em princípio também daremos início a um herbário... mas estamos a contar com uma ajudinha de algum pai que perceba de madeiras e parafusos! Há algum voluntário por ai?

As frases construídas com os pais, também foram por nós usadas na sala e, em tempo de construção de texto coletivo, juntámos o melhor de cada um e elaborámos um "texto enorme" (como eles disseram) que conta o que os 22 amiguinhos pensam sobre o Outono:

O OUTONO

No Outono, as folhas caem das árvores e ficam amarelas, castanhas, cor-de-laranja e ficam secas.
O Outono começou a 22 de setembro.
Nesta estação, os dias ficam mais pequenos, chega o frio, aumentam os ventos e é preciso usar casaco.
O Outono vem depois do Verão e antes do Inverno.
No Outono apanham-se as uvas e faz-se o vinho.
Os pássaros vão emigrar para países mais quentes.
No Outono festeja-se o São Martinho e podemos saborear castanhas quentinhas, bolotas, batatas doces, avelãs, nozes e romãs.
Nós gostamos da estação do Outono, porque é divertido brincar com as folhas.


Texto coletivo

06/10/2011




Desenho da Carolina

domingo, 9 de outubro de 2011

A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

Na segunda e terça-feira, os nossos reguilas estiveram muito interessados na História de Portugal, mais concretamente no que aconteceu aos nossos últimos reis.
Tudo começou na segunda de manhã com a pergunta simples e clara:


"Oh professora, porque é que é feriado na quarta-feira?"


As crianças tinha razão! Era preciso explicar. Não estava para já nos planos, mas o interesse estava lançado e era preciso aproveitar e começámos logo por conhecer D. Carlos, uma personagem que, ilustrada no quadro a preceito pela professora, logo interessou os reguilas.

E como gostaram dele, deixo-vos aqui (é só clicar) uma surpresa!!!


De D. carlos, passámos ao regicídio, falámos dos republicados e dos monarquicos, retomámos ao reinado de D. Manuel II, à revolução do dia 5 de Outubro, à Implantação da República... e parámos nos nossos símbolos; a Bandeira, o Hino e a Moeda (Escudo).


Tudo isto em 2 dias animados e barulhentos, mas cheios de aprendizagens que, espero, fiquem na memória de 22 crianças curiosas que mostraram interesse por conhecer um pouco da história de todos nós.


E o momento alto e trágico teve mesmo direito a ilustrações fantásticas:





NOTA: Aconselho os pais que puderem a visitar o Museu dos Coches, em Belém (Lisboa), onde está em exposição a carruagem onde seguia D. Carlos e a família real quando foi assassinado.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A RODA DOS ALIMENTOS

O Emanuel, no final da semana passada, andou empenhado, juntamente com o Cláudio, a estudar a Roda dos Alimentos, percebendo a importância que tem fazer uma alimentação equilibrada e variada.

Então, os dois parceiros de trabalho, construiram um puzzle a pares e, por fim, pintaram uma roda dos alimentos individual. A do Emanuel já está exposta na parede da sala:



Tudo isto porque os nossos novos reguilas estão a descobrir as maravilhosas sopas do nosso refeitório!!!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ALUNO DA SEMANA 1

Uma das novidades deste ano é que, no final de cada semana, o "Chefe de Turma", em conjunto com os "Chefes de Recreio" e a Professora, escolhem os alunos que mais se destacaram ao longo da mesma, quer ao nível do trabalho escolar, quer do comportamento.

Não quer dizer que sejam sempre os alunos mais bem comportados e com melhores resultados, mas aqueles que se destacaram nessa semana, pelas evoluções feitas e pela sua prestação ao longo dos 5 dias.

Depois de escolhidos os 3 a destacar, toda a turma vota e elege-se o "Aluno da Semana", o qual verá a sua foto exposta num cartaz/calendário até que seja novo aluno eleito.


Na semana passada, tivemos o primeiro aluno eleito e foi difícil escolhê-lo.

Os primeiros candidatos foram: a Carolina, o Emanuel, a Rita, o Ângelo, a Leonor e o Diogo.

Os 3 finalistas foram o Emanuel, o Diogo e o Ângelo, sendo o DIOGO o primeiro vencedor.




O Diogo, que é muito despachado, na semana passada andou a fazer um trabalho extra sobre uma "menina" chamada Isabel e o seu dia de escola. Depois de organizar a agenda do dia da Isabel, toda muito bem esquematizada, o Diogo descreveu-nos uma das partes desse dia (que processou no Magalhães da escola) e ilustrou outra:


A Isabel acorda e lava os dentes.

A seguir, toma o pequeno-almoço, vai se vestir e sai de casa.

Depois vai para a escola e come o lanche da manhã ao intervalo.

A seguir ao almoço entra para a escola até ao lanche.


Diogo

27/09/2011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

AS NOSSAS TAREFAS

Este ano os reguilas estão mais organizados e têm tarefas mais sérias e bem definidas.
O quadro de tarefas está afixado e os cartões com os nomes já conhecem os pulos que têm de dar.

Assim, semanalmente, ao final de sexta-feira, é tempo de mudar de tarefas e definir novos trabalhos para a semana seguinte, para que todos saibam o que têm a fazer para ajudar a bem trabalhar.

Que boa equipa formamos nós!!!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A MINHA CASA

Os nossos reguilas, nas fichas diagnóstico, tinham uma tarefa especial que deixou alguns meio atrapalhados e outros bastante divertidos: descrever e ilustrar a sua casa!
Gostei da forma como alguns se "safaram" da tarefa e resolvi escolher exemplos e mostrar no blogues algumas das casas nos nossos meninos. Espero que gostem da forma como eles vêm o seu cantinho especial!!!!!

"A minha casa é grande e é uma vivenda. Tem 3 quartos, tem cozinha, casas de banho e sala para ver bonecos."
Pedro L.

"Eu vivo numa vivenda. Eu tenho um pássaro. A minha casa tem 2 quartos. Tenho uma televisão muito pequena. Eu tenho uma carrada de brinquedos. Tenho uma dispensa com sapatos."
Daniel

"Eu tenho uma cadela. A minha casa tem 3 quartos. Eu tenho 2 sotãos. Eu tenho uma mana. Eu tenho um parque para levar a cadela. Eu tenho uma garagem."
Carlos

"Vivo num prédio e moro no último andar. Brinco na sala e jogo na sala. É amarelo e gosto de viver nele."
Carolina

"A minha casa é no Chão Duro. Tem 2 quartos. Não é pequena, nem grande; não é feia, nem bonita. Tem desenhos no meu quarto."
Susana

"A minha casa é um prédio branco que foi pintado por dentro. Tem sala, 3 quartos, 2 casas-de-banho, varanda e cozinha."
Simão


Gostaram??? Querem mais???? Pode ser que surjam outros... sobre este ou outros assuntos!!! Os reguilas estão a começar a descobrir o prazer de escrever!!!!